Renovação da parceria visa promover a competitividade e dinamizar a economia com ações voltadas para inovação, sustentabilidade e marketing territorial

Neste novo ciclo, a atuação do programa Cidade Empreendedora em Nova Andradina, uma iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, será focada em dois eixos principais: Cidade mais Competitiva e Cidade Inclusiva.

O foco do primeiro eixo - Cidade Mais Competitiva - visa promover a cidade, destacando as potencialidades do município e as oportunidades de investimento de modo reforçar e consolidar a imagem do local para o público externo. Nesse propósito, o trabalho trará o aperfeiçoamento das ações feitas pela administração municipal, melhoria das políticas públicas e a integração dos representantes do setor produtivo e lideranças locais para atuação conjunta.

O segundo eixo - Cidade Inclusiva - tem o objetivo de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, a vertente também irá atuar no fortalecimento das organizações, como Associação Comercial e Sindicato Rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio.

O programa prossegue em 2023 com um novo pacote de soluções composto por ferramentas voltadas para promover a competitividade e dinamizar a economia do município. Desta vez, Nova Andradina compõe o "Ciclo Expansão" do programa e recebe acompanhamento até o próximo ano.

A oficialização da parceria para este novo período de execução do Cidade Empreendedora foi realizada na primeira quinzena deste mês, em uma cerimônia na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, quando representando o prefeito Gilberto Garcia, esteve no evento a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, que no ato, assinou contrato com a instituição.

O evento contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, além de representantes de outras prefeituras municipais que também aderiram à iniciativa, e autoridades vinculadas ao setor produtivo do Estado.

Conforme a secretária, a adesão ao novo ciclo vem para dar continuidade na atuação conjunta em prol do desenvolvimento local. “Estamos na segunda fase do programa Cidade Empreendedora, o que demonstra o sucesso do primeiro ciclo. Nossa expectativa é desenvolver ainda mais e preencher as lacunas identificadas. Trabalhamos em conjunto, abrangendo todos os setores da prefeitura, com foco em melhorias nas compras públicas, assistência social e apoio às mulheres. O programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, desempenha um papel importante no desenvolvimento de novos negócios e empresas”, pontuou a secretária.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o trabalho desenvolvido pelo Cidade Empreendedora é capaz de promover mudanças positivas para os municípios que aderem à iniciativa, impactando, principalmente na vida de quem empreende.

“O programa chega na cidade e identifica quais são as oportunidades e áreas de atuação. Essa transformação é evidenciada quando a gente percebe o avanço das pequenas empresas, incluindo, os pequenos produtores que recebem consultoria para que possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Então, é um trabalho junto com o poder público em prol do desenvolvimento”, ressaltou Bertoni.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta etapa, Nova Andradina recebe novas ferramentas para auxiliar o poder público e incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento. "Vamos trazer soluções para trabalhar outros aspectos do município, como inovação, sustentabilidade e aumento da visibilidade" pontuou Mendonça.

Resultados positivos

O programa Cidade Empreendedora, realizado em Nova Andradina desde 2021, trouxe resultados importantes para o município nos dois últimos anos, como o fomento do empreendedorismo nas escolas e o fortalecimento do comércio local.

Dados emitidos pela Receita Federal, por exemplo, mostram que houve uma redução de 34% no número de fechamento de empresas durante a execução do programa, se comparado ao período anterior. Além disso, também houve um aumento de 10% no número de empresas ativas no município e aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais.

O apoio ao pequeno empreendedor para possibilitar o crescimento dos negócios é uma das principais vertentes do Cidade Empreendedora. Além disso, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo. Clique aqui e confira todos os resultados do Cidade Empreendedora em Nova Andradina.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.