Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Projeto foi apresentado ao prefeito Gilberto Garcia e será desenvolvido nos próximos 18 meses, com 128 produtores do assentamento Teijin

Cb image default
João Cláudio 

O prefeito Gilberto Garcia e o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, receberam a visita de representantes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsável pela execução e administração do projeto Rural Sustentável-Cerrado, que será desenvolvido nos próximos 18 meses, com 128 produtores do assentamento Teijin.

Na reunião, os técnicos apresentaram detalhes do projeto rural, cujo objetivo é auxiliar pequenos e médios produtores rurais a produzir, de maneira sustentável, por meio do uso de tecnologias produtivas. Os contemplados receberão assistência técnica e gerencial especializadas, ações formativas e de capacitação e acesso aos bens e serviços adquiridos pelas organizações de produtores.

Entre essas ações formativas e de capacitação estão dos Dias de Campo. O primeiro da região será amanhã (10/12), às 8h30 (horário de Brasília), em Anaurilândia, na fazenda Celeste, do produtor Glauco Avelino Silva.

Dias de Campo Projeto Rural Sustentável-Cerrado

Os Dias de Campo do Projeto Rural Sustentável visam a troca de experiências entre produtores (as) rurais, técnicos (as) de assistência técnica e extensão rural, os ATECs, e organizações de produtores(as), as OSPs, para a promoção e disseminação da adoção de novas tecnologias produtivas.

Por meio do diálogo, os Dias de Campo representam o Projeto Rural Sustentável-Cerrado acontecendo na prática e proporcionam uma reflexão sobre a forma de produção e os possíveis caminhos de melhorias. É o início da construção conjunta com os(as) beneficiários(as) rumo a um meio rural mais sustentável e inclusivo. Até o final das atividades do PRS – Cerrado serão mais de 650 eventos.

Entre 2 e 11 de dezembro, serão 12 Dias de Campo piloto realizados nos quatro estados de atuação do projeto – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Haverá palestras com especialistas em temas apoiados no âmbito do projeto, como estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais e recuperação e manejo de pastagens degradadas.

Quem faz o projeto acontecer

Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS – Cerrado é resultado de parcerias que objetivam aumentar a renda e a produtividade de produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado, sem agredir o meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.

Para saber mais informações dos Dias de Campo, entre em contato com o(a) monitor(a) da sua região. Há também os canais de atendimento do projeto: nosso call center, 0800 038 6616, e Whatsapp, pelo (61) 98413-9285. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília.

O PRS – Cerrado garante que todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão seguidos.