O projeto desperta nas crianças a consciência ambiental e incentiva a agricultura familiar.

Na manhã de domingo (03) será realizado o lançamento do ‘Recicla Verdinho’ na tradicional feira central de domingo, às 8 horas. O Projeto é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Nova Andradina (por meio das secretarias de educação e de desenvolvimento integrado e meio ambiente), Sebrae, Sicredi, Associação Nova Limpa e coopaolga.

A finalidade é despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental e também valorizar a agricultura familiar, proporcionar o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias.

Nesta primeira etapa do programa, participarão alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Brincando de Aprender. Os estudantes terão que recolher material reciclado, como: Garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Pak, entre outros recicláveis e depois fazerem a troca por um voucher chamado Verdinho. O voucher serve como “moeda” para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal da cidade e posteriormente, os feirantes o trocam por moeda real na agência local do Sicredi.

O ‘Recicla Verdinho’ trabalha com dois dos pilares do cooperativismo: O financeiro e o social, pois além de ensinar às crianças a reciclagem e a ter uma alimentação mais saudável, também apoia os feirantes.

Todos os feirantes participantes receberão um banner para sinalizar que sua banca estará apta para receber os “verdinhos”, reforçando que somente bancas cadastradas com feirantes moradores do município e com o banner de identificação poderão aceitar verdinhos. Ao final da feira, o produtor poderá trocar por dinheiro seus verdinhos com o SICREDI.