Com a contratação de empresas locais, administração pública faz com que o investimento permaneça na cidade, promovendo um círculo virtuoso da economia

Em mais uma ação do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Nova Andradina e o Sebrae/MS promovem o Seminário sobre Compras Públicas no dia 20 de abril, às 19 horas, no Centro de Convenções. Os interessados em participar deste evento podem fazer sua inscrição através do link:

A ação tem como finalidade auxiliar empresários a tornarem-se aptos a participar de editais de licitações, pois com a contratação das empresas locais, a administração pública faz com que o investimento permaneça na cidade, promovendo um círculo virtuoso da economia.

Neste eixo do programa, em que o foco são as compras públicas, os consultores do Sebrae se debruçam sobre duas estratégias preponderantes. A primeira é tornar o processo de licitação mais eficiente através de ações que visem aprimorar os editais, mapear os processos de compras e melhorar a sua gestão em todas as secretarias, eliminar erros e agilizar pagamentos realizados pela Prefeitura.

Já a segunda é fazer com que os pequenos negócios do município sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado para as pequenas empresas da cidade está previsto na Lei Complementar nº 123/2006.

Segundo dados apresentados pelo secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, no ano de 2021, o setor de licitações realizou 203 pregões e promoveu uma economia de aproximadamente 8,6 milhões de reais.

“84% dos serviços e obras contratados pela Prefeitura tiveram como vencedores empresas localizadas em outros municípios, o equivalente a R$ 65,8 milhões. As empresas locais ficaram com R$ 12,7 milhões, o que representa 16% dos produtos e serviços adquiridos por meio de licitação pela Prefeitura. A meta é duplicar, já no próximo ano, a participação das empresas locais nos processos licitatórios”, analisa o secretário Ortiz.

O prefeito Gilberto Garcia reitera seu compromisso em apoiar cada vez mais os comerciantes da nossa cidade, pois comércio forte é sinônimo de desenvolvimento. “O Cidade Empreendedora traz um pacote completo de ações de marketing, capacitações profissionais e projetos inovadores com o propósito de promover o desenvolvimento dos negócios e da economia. Nós acreditamos na força do nosso comércio e, na medida em que a prefeitura fortalece este setor, gera renda e emprego para nossa gente”, destacou.