Semdi realizou diversas ações de educação ambiental durante esta semana

João Cláudio

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi) está desenvolvendo, diversas ações de educação ambiental. Dentre essas iniciativas, nos dias 7 e 8 de junho, foram realizadas visitas monitoradas ao Viveiro Municipal de Mudas, com alunos das escolas municipais, estaduais e projetos sociais.

A finalidade é divulgar o trabalho realizado pelo Viveiro e conscientizar a população para a importância do plantio e cultivo de árvores no espaço urbano. O trabalho vai desde a produção, plantio e até a doação de mudas de árvores para uso em calçadas, praças, canteiros de ruas e demais áreas verdes.

João Cláudio

Participaram do passeio, estudantes da Escola Brincando de Aprender, Marechal Rondon e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao longo da visitação, a subsecretaria de meio ambiente, Cornélia Nagel, explica sobre a importância da arborização das cidades e o processo de produção de mudas de árvores das mais variadas espécies, inclusive nativas da região.

“É no Viveiro onde nasce o verde de nossa cidade, é onde concretizamos, de forma prática, a política ambiental da Prefeitura Municipal de Nova Andradina. Quem chega no Viveiro pode levar uma muda de árvore e, o que é mais importante, leva informação, educação e com certeza sai sensibilizado para a importância da preservação das áreas verdes do município”, concluiu.

João Cláudio

Gustavo Costa Pimentel, aluno do 5º ano A da Escola Municipal Brincando de Aprender, disse que foi muito interessante a visita ao local. “É a primeira vez que venho aqui. Tive a oportunidade de conhecer espécies de árvores que nunca tinha ouvido falar. Vou falar pra minha mãe pra vir buscar uma muda e plantar na minha calçada”, destaca.

“O mais legal é aprender mais sobre a natureza, que devemos cuidar das árvores, não fazer queimadas, não desmatar, pois a árvores produzem oxigênio, ar fresco e melhorar a nossa vida e o meio ambiente”, comenta o estudante Victor Hugo dos Santos, do 4º ano A.

Vale ressaltar que as mudas são distribuídas gratuitamente à população. Os interessados devem procurar a Semdi.