Realizado nesta semana na capital, evento reuniu representantes de associações e cooperativas de catadores de diversos municípios do Estado.

Para fortalecer iniciativas e projetos de reciclagem de resíduos sólidos, o Movimento Nacional Eu Sou Catador de Materiais Recicláveis em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul e Ministério Público do Trabalho realizou nos dias 29 e 30 de agosto na cidade de Campo Grande o 1° Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de MS.

No encontro, Nova Andradina esteve representada pelo coordenador da Associação de Catadores "Nova Limpa" Paulo Sergio Gonçalves e da servidora da prefeitura Naiara do Vale Almeida, fiscal de meio ambiente e engenheira ambiental, que atua em apoio aos trabalhadores da usina de separação de recicláveis do aterro sanitário de Nova Andradina, assessorando a associação nas questões legais e pela busca de parcerias com empresas de reciclagem e logística reversa, um dos temas em debate durante o evento na capital.

O ponto alto do encontro se deu na participação do palestrante e escritor Sebastiao Santos, uma referência nacional no que se refere a reciclagem. Além de escrever livros sobre sua história de catador, Sebastião participou de documentários sobre o tema, sendo voz ativa e reconhecida tanto pela defesa dos catadores, como da política de reciclagem.

Segundo Naiara do Vale, a Política Nacional de Resíduos Sólidos norteou os debates do encontro que se deu especialmente em grupos de trabalho. Esta política institui a participação de cada agente ou ator social na cadeia de reciclagem, desde os gerenciadores e separadores aos consumidores de resíduos.

"O sucesso dessa cadeia começa desde a residência onde se vive ao local onde a pessoa trabalha. Com o devido cuidado na separação do reciclável (plástico, papel, vidro, metal, alumínio secos e limpos de materiais orgânicos que venham gerar vetores, como larvas e moscas), o cidadão colabora com o trabalhador que vai fazer a separação destes materiais", orienta a engenheira ambiental da prefeitura de Nova Andradina.

A atividade final do encontro, encaminhada pelo promotor de Justiça Luciano Loubet, resultou na construção de um documento com reinvindicações e demandas dos catadores do MS. Após leitura do texto, os representantes das cooperativas e associações de diversas cidades do Estado aprovaram a “Carta por um Brasil com mais reciclagem”, que será dirigida às esferas governamentais.