O prefeito Gilberto Garcia, professores e alunos das escolas municipais participaram das ações em comemoração ao Dia da Árvore em Nova Andradina

João Cláudio

Mudas de diversas espécies nativas e frutíferas vão recompor nascentes e áreas de proteção ambiental de Nova Andradina. Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), que desenvolveu durante esta semana (18 a 21 de setembro), ações em comemoração ao Dia da Árvore.

João Cláudio

A primeira atividade foi realizada na tarde de terça-feira (18) numa área ocupada pela Usina de Asfalto da Empresa, que fica próximo ao Córrego Baile, dentro da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná em parceria com a Empresa Equipe Engenharia.

Neste local, cerca de 50 alunos da Escola Municipal Brincando de Aprender, coordenados pela Professora Lucimar, auxiliaram no plantio de 30 mudas de diversas espécies nativas, doadas pelo Viveiro Municipal e receberam orientações com relação à importância da presença de árvores e os benefícios proporcionados à fauna e no que tange às exigências ambientais para uma empresa que se encontra dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental).

De acordo com o secretário da Semdi, Hernandes Ortiz, tendo como finalidade a formação de uma cortina arbórea. “O objetivo da cortina é minimizar impactos ambientais de atividades agroindustriais como também uma forma de auxiliar a natureza a neutralizar os poluentes gerados e a melhorar o paisagismo do local”, declara o titular da pasta.

João Cláudio

No dia seguinte (19), a parceria envolveu a Escola Delmiro Salvione Bonin e proprietários de áreas que fazem limite com a nascente do Córrego Mangaba, na Gleba Angico, Assentamento Casa Verde. Nesta data foram plantadas 176 mudas de espécies arbóreas nativas e frutíferas para recompor uma área ao lado da nascente deste Córrego.

Participaram do trabalho de educação ambiental, o prefeito Municipal José Gilberto Garcia, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, Secretário de Educação, Fábio Zanata, a subsecretária de Meio Ambiente, Cornelia Cristina Nagel, além da equipe técnica da Prefeitura, diretora da escola, Renata Costa, demais professores e alunos.

Conforme informações da direção escolar, o plantio faz parte de um projeto de recuperação e proteção de nascentes desenvolvido pela professora de ciências Lis Moreira, com os estudantes. O projeto consiste em cinco etapas: identificar a nascente, cercar a nascente, limpar a área, controlar a erosão e replantar espécies nativas. “Proteger as nascentes é proteger a vida. Com esses cinco passos estamos garantindo água para nosso futuro”, explica a diretora Renata.

Outras escolas optaram por distribuir mudas do Viveiro Municipal aos alunos no dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro. Nesta mesma data, a Semdi também formalizou uma parceria com o Supermercado ABV para distribuição de mudas e orientação de plantio por meio de folhetos.

Serviço

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado faz doação de mudas aos munícipes durante o ano todo, sendo necessário buscar uma requisição na própria Secretaria e retirar a muda no Viveiro Municipal.