A Escola Municipal Professora Delmiro Salvione Bonin promoveu nesta quarta-feira (13), a primeira edição da Feira Ambiental, com a exposição de trabalhos de alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.
Todos os projetos apresentados estão ligados à temática ambiental, a sustentabilidade e a questão do campo, já que a escola está localizada na Gleba Angico, ou seja, na área rural do município de Nova Andradina.
O prefeito Gilberto Garcia, acompanhado do secretário de educação, Fábio Zanata, fez questão de conferir a feira e cumprimentou os alunos presentes parabenizando-os pelo empenho e criatividade dos trabalhos.
“A atividade desperta o interesse do aluno para valores como a preservação ambiental. Este trabalho de aproximar a escola da realidade dos alunos é importante para manter a nossa juventude no campo, pois é lá que está o emprego e a riqueza do nosso estado e do país”, avalia o prefeito.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Renata Costa, na prática, os alunos aprendem sobre reciclagem e a importância da sustentabilidade na preservação do meio ambiente.
“O objetivo é incentivar a produção de conhecimento por meio do desenvolvimento de projetos que oportunizam a transformação do pensar, fazer e entender a importância de cuidar do ambiente em que vivem, pois é da terra que essas famílias tiram seu sustento”, explica Renata.
A exposição mostrou projetos desenvolvidos na escola a partir das ações da educação ambiental e reaproveitamento dos materiais como garrafa pet e caixas de leite, que antes teriam como o destino o lixo.
Além das autoridades, alunos da Escola Machado de Assis e Luís Claudio Josué tiveram a oportunidade de visitar a feira.
A iniciativa foi desenvolvida pela Escola Delmiro Bonin, com apoio da Prefeitura Municipal via Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMADI), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a empresa Brasilwood.
A Brasilwood ofereceu, gentilmente, os troféus e medalhas confeccionados pela APAE. A direção da empresa juntamente com professores e alunos do IFMS, equipe de coordenação pedagógica da SEMEC e a engenheira agrônoma Cornélia Nagel ajudaram a eleger os melhores trabalhos.