Foram oferecidas nove opções de oficinas pedagógicas aos profissionais das redes municipal, estadual e privada

Com a finalidade de possibilitar o acesso de alunos e professores às novas tecnologias como método de aprendizagem, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, promoveu de 22 a 26 de outubro, a 3ª edição da Semana de Tecnologia Educacional.

Durante esse período, foram oferecidas nove opções de oficinas pedagógicas que aliam ferramentas de tecnologia, inovação e educação ministradas pelos professores multiplicadores das salas de tecnologias educacionais municipal - SAMTECs aos profissionais de educação das redes municipal, estadual e privada, nos turnos vespertino e noturno.

Para a coordenadora do NTM, Kelle Ester da Silva Souza, no século 21, em razão da disseminação de computadores e programas interativos, o desafio atual é fazer com que os métodos de aprendizagem se adaptem de acordo com a evolução da tecnologia educacional. “Usar a tecnologia a favor da educação é promover um maior desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação. Uma das grandes vantagens dessas oficinas é a extensa possibilidade de explorar diferentes abordagens de estudo, como jeitos de aproximação entre professor e aluno e a absorção de conteúdos”, avalia a coordenadora.

O secretário Fábio Zanata considera que a intenção do uso de tais ferramentas é tornar a educação mais atrativa e integrada aos hábitos já presentes. As tecnologias móveis e a educação juntas têm a capacidade de promover uma interatividade e são utilizadas para gerar um maior engajamento dos conteúdos, tais como ilustrações, exercícios, vídeos, jogos do tipo quiz online, planejamento de atividades, etc.

“É claro que uma boa aula e professores qualificados no ensino jamais substituirão aparelhos ou sistemas. Mas tornar a educação mais atrativa e integrada aos hábitos dos alunos através da tecnologia educacional apenas facilita o trabalho desses educadores envolvidos, tendo mais alunos informados e interessados no aprendizado”, encerra.

Foram ministradas as seguintes oficinas:

• Efuturo - é uma rede social de conhecimento, ensino, aprendizado colaborativo, jogos educativos e espaço literário. É uma plataforma que permite criar turmas, adicionar conteúdo e gerenciar alunos;

• Socrative - é um software gratuito e online para apoiar na aprendizagem através da elaboração de questionários, quizzes, etc, que podem ser usados em uma sala virtual para acompanhamento do desempenho dos alunos em tempo real;

• Google Slides - é um recurso do google que oportuniza a criação de slides, colocar efeitos de transição, escolher layout, plano de fundo, tema, compartilhar, manuseio e planejamento de atividades que utilizem apresentações google;

• Google Forms - é uma ferramenta do google que possibilita criar avaliações online, construir pesquisas, enquetes, coleta de opiniões, emails e informações de contato de forma simples e rápida;

• Google Agenda - é um serviço de agenda e calendário online, também oferecido pelo google, que possibilita adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades;

• Educaplay - é uma plataforma que permite criar atividades multimídia educacionais, como mapas, enigmas, palavras cruzadas, diálogos, ditados, letras e palavras de ordem, relacionar, sopa de letrinhas e testes;

• Quizlet - é uma plataforma onde é possível praticar e aprender aquilo que você trabalha em sala de aula através da criação de seus próprios cartões e listas de estudos ou da escolha dentre milhões de listas criadas por outras pessoas. Por ser um aplicativo que promove estudos com cartões, ele torna seus estudos de línguas, história, vocabulário e ciências simples e eficiente;

• Kahoot - é um serviço online que permite criar questionários e jogos do tipo quiz online. Permite a inclusão de imagens e vídeos nas questões e produz todo o trabalho de análise dos resultados no final. Ideal para ser utilizados em dispositivos móveis;

• Goconqr - a plataforma oferece grupos de estudos, onde podemos trabalhar com alunos e professores. Existem milhares de recursos já criados e disponíveis para serem utilizados a qualquer momento.