Instituições fizeram da Moura Andrade uma sala de aula sobre a história e potencialidades do município.

João Cláudio

Instituições de ensino públicas e privadas, entidades e organizações não governamentais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, levaram cultura, história, informações, potencialidades e curiosidades de Nova Andradina ao Desfile Cívico de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, com o tema “Nova Andradina 60 anos”.

Milhares de pessoas que compareceram na Moura Andrade na manhã de sexta-feira (7), puderam conferir o brilhantismo e a criatividade das apresentações que, além de cumprirem o objetivo de comemorar a Independência do Brasil, souberam destacar a história do município de Nova Andradina, que ao final deste ano – 20 de dezembro - comemora 60 de emancipação política.

João Cláudio

As instituições fizeram da principal avenida do município uma verdadeira sala de aula sobre os elementos da cultura local, da colonização pelas famílias fundadoras e pioneiras, da culinária, símbolos, expressões da arte local, personalidades de destaque, fauna e flora, a história da política e nossos governantes municipais, os resultados das escolas de Nova Andradina no IDEB, campeãs na avaliação nacional no Estado de Mato Grosso do Sul, a exemplo da Escola Municipal ‘Pingo de Gente’, uma das melhores do país na avaliação do INEP. As instituições também realçaram a força da economia do município, fortalecida pela presença do agronegócio.

João Cláudio

Os integrantes das alas das Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, APAE (que neste ano inovou a trazer pela primeira vez sua Banda de percussão), Universidades, Policia Militar, Ordem Demolay, Funael, projetos esportivos, projetos sociais ligados à Semcias, Proerd, Bombeiros, Aventureiros, Clube de Motociclistas, Instituto Federal e Reliqueiros, percorreram mais de 500 metros ao som de fanfarras escolares bem ensaiadas e pela Banda Marcial Municipal ‘Getúlio Vargas’ sempre aguardada com grande expectativa pelos populares.

João Cláudio

O desfile também homenageou os 35 anos da Banda Marcial Municipal ‘Getúlio Vargas’, que levou emoção ao público com a apresentação de seus integrantes veteranos, que executaram clássicos regidos pelo Maestro Edson Dias Pinheiro. A escola ‘Delmiro Salvione Bonin’ comoveu o público trazendo a memória da professora Geni Ribeiro, falecida no mês passado, relembrando o Dia Municipal de Mobilização Pela Paz nas Escolas, soltando dezenas de balões brancos.

João Cláudio

Homenagens também se estenderam à memória da jovem Bianca Calixto, falecida na data anterior ao Desfile Cívico que seria realizado na quarta-feira (5) em Nova Casa Verde, cancelado em respeito à comoção popular à perda da estudante, muito querida pela comunidade. A Escola ‘Luiz Cláudio Josué’ de Nova Casa Verde homenageou a família da jovem, mudando o nome da Banda Marcial, que agora passará a se chamar ‘Bianca Calixto’.

João Cláudio

Iniciado às 8h30, com o hasteamento dos pavilhões do municipal, estadual e nacional realizado, respectivamente, pelo vereador Airton Castro, pelo prefeito Gilberto Garcia e pela Juíza do Trabalho Neiva Chagas, desde a concentração dos participantes na região central da cidade, o desfile transcorreu sem nenhum incidente e foi concluído por volta das 11h, com a apresentação tradicional da BM ‘Getúlio Vargas’ junto à plataforma de autoridades, que pelo segundo ano seguido, não utilizou palco, visando maior aproximação com a população.

João Cláudio

Gilberto Garcia saudou e parabenizou as instituições e entidades participantes e agradeceu a presença do público e das autoridades. “É bonito de ver o quanto nosso povo é talentoso, trabalhador e ordeiro. Parabenizo e agradeço a cada um que puderam fazer essa linda festa cívica, em celebração e respeito à nossa Pátria e à nossa linda Cidade Sorriso”, disse o prefeito de Nova Andradina, que no ato estava acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia.

Dentre outras personalidades, compuseram a plataforma de autoridades os vereadores Airton Castro e Valmirá do Pax, os secretários Fábio Zanata (SEMEC), Emerson Nantes (Finanças e Gestão), Arion Aislan (Saúde), Roberto Ginel (Semusp), Julio César Castro Marques (Infraestrutura); do Procurador do Município Jailson Pfeifer, dos diretores Márcia Lobo (Habitação), Nelson Custódio da Silva (Hospital Regional), Ana Lúcia Vasconcelos (FUNAC), Anilton Ximbica (DEMTRAN), do Comandante do 8° Batalhão da PM Josafá Dominoni, do Comandante de Trânsito 1° Tenente Marcos Bezerra, do Comandante Major Pablo Diego (Bombeiros), Comandante da PM Ambiental 1° Sargento Anderson de Azevedo, da coordenadora regional de Educação Silvia Maria dos Santos e do Assessor Especial do Governo do Estado Márcio Andrade.