Instituições de ensino públicas e privadas, entidades e organizações não governamentais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, levaram cultura, história, informações, potencialidades e curiosidades de Nova Andradina ao Desfile Cívico de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, com o tema “Nova Andradina 60 anos”.
Milhares de pessoas que compareceram na Moura Andrade na manhã de sexta-feira (7), puderam conferir o brilhantismo e a criatividade das apresentações que, além de cumprirem o objetivo de comemorar a Independência do Brasil, souberam destacar a história do município de Nova Andradina, que ao final deste ano – 20 de dezembro - comemora 60 de emancipação política.
As instituições fizeram da principal avenida do município uma verdadeira sala de aula sobre os elementos da cultura local, da colonização pelas famílias fundadoras e pioneiras, da culinária, símbolos, expressões da arte local, personalidades de destaque, fauna e flora, a história da política e nossos governantes municipais, os resultados das escolas de Nova Andradina no IDEB, campeãs na avaliação nacional no Estado de Mato Grosso do Sul, a exemplo da Escola Municipal ‘Pingo de Gente’, uma das melhores do país na avaliação do INEP. As instituições também realçaram a força da economia do município, fortalecida pela presença do agronegócio.
Os integrantes das alas das Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, APAE (que neste ano inovou a trazer pela primeira vez sua Banda de percussão), Universidades, Policia Militar, Ordem Demolay, Funael, projetos esportivos, projetos sociais ligados à Semcias, Proerd, Bombeiros, Aventureiros, Clube de Motociclistas, Instituto Federal e Reliqueiros, percorreram mais de 500 metros ao som de fanfarras escolares bem ensaiadas e pela Banda Marcial Municipal ‘Getúlio Vargas’ sempre aguardada com grande expectativa pelos populares.
O desfile também homenageou os 35 anos da Banda Marcial Municipal ‘Getúlio Vargas’, que levou emoção ao público com a apresentação de seus integrantes veteranos, que executaram clássicos regidos pelo Maestro Edson Dias Pinheiro. A escola ‘Delmiro Salvione Bonin’ comoveu o público trazendo a memória da professora Geni Ribeiro, falecida no mês passado, relembrando o Dia Municipal de Mobilização Pela Paz nas Escolas, soltando dezenas de balões brancos.
Homenagens também se estenderam à memória da jovem Bianca Calixto, falecida na data anterior ao Desfile Cívico que seria realizado na quarta-feira (5) em Nova Casa Verde, cancelado em respeito à comoção popular à perda da estudante, muito querida pela comunidade. A Escola ‘Luiz Cláudio Josué’ de Nova Casa Verde homenageou a família da jovem, mudando o nome da Banda Marcial, que agora passará a se chamar ‘Bianca Calixto’.
Iniciado às 8h30, com o hasteamento dos pavilhões do municipal, estadual e nacional realizado, respectivamente, pelo vereador Airton Castro, pelo prefeito Gilberto Garcia e pela Juíza do Trabalho Neiva Chagas, desde a concentração dos participantes na região central da cidade, o desfile transcorreu sem nenhum incidente e foi concluído por volta das 11h, com a apresentação tradicional da BM ‘Getúlio Vargas’ junto à plataforma de autoridades, que pelo segundo ano seguido, não utilizou palco, visando maior aproximação com a população.
Gilberto Garcia saudou e parabenizou as instituições e entidades participantes e agradeceu a presença do público e das autoridades. “É bonito de ver o quanto nosso povo é talentoso, trabalhador e ordeiro. Parabenizo e agradeço a cada um que puderam fazer essa linda festa cívica, em celebração e respeito à nossa Pátria e à nossa linda Cidade Sorriso”, disse o prefeito de Nova Andradina, que no ato estava acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia.
Dentre outras personalidades, compuseram a plataforma de autoridades os vereadores Airton Castro e Valmirá do Pax, os secretários Fábio Zanata (SEMEC), Emerson Nantes (Finanças e Gestão), Arion Aislan (Saúde), Roberto Ginel (Semusp), Julio César Castro Marques (Infraestrutura); do Procurador do Município Jailson Pfeifer, dos diretores Márcia Lobo (Habitação), Nelson Custódio da Silva (Hospital Regional), Ana Lúcia Vasconcelos (FUNAC), Anilton Ximbica (DEMTRAN), do Comandante do 8° Batalhão da PM Josafá Dominoni, do Comandante de Trânsito 1° Tenente Marcos Bezerra, do Comandante Major Pablo Diego (Bombeiros), Comandante da PM Ambiental 1° Sargento Anderson de Azevedo, da coordenadora regional de Educação Silvia Maria dos Santos e do Assessor Especial do Governo do Estado Márcio Andrade.