Entrega foi realizada pelo prefeito Gilberto Garcia nos dois primeiros dias de aula nas escolas de educação infantil e ensino fundamental

Foto: William Gomes

Garantia de igualdade, avanço na educação do município e economia no orçamento das famílias. Assim o prefeito Gilberto Garcia definiu a importância da entrega dos cerca de 5800 kits escolares aos alunos do sistema municipal de ensino, durante as cerimônias realizadas nos dois primeiros dias de aula em todas as escolas do município. Em Nova Casa Verde, a entrega acontecerá nesta quarta-feira, dia 13, nas três unidades escolares. Já os estudantes da Educação de Jovens e Adultos receberão o kit na próxima semana, devido ao período de matrículas.

Com o pátio das escolas lotados de crianças, pais, avós, professores e demais servidores da educação, Gilberto Garcia pediu às crianças que levem o estudo a sério e que se empenhem em alcançar boas notas. Também agradeceu a todos os servidores pelo empenho, dedicação e, principalmente, por colocar Nova Andradina entre as melhores no ranking do IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sendo referência em todo estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Foto: William Gomes

“É pelos caminhos da educação que as crianças se tornam cidadãos de bem, com condições de igualdade de lutar por seus direitos, de crescerem na vida. Todo o investimento que aplicamos nesses kits escolares, nos uniformes, na infraestrutura das escolas, nos funcionários, do mais humilde ao mais graduado, é revertido em mais qualidade no ensino”, afirmou o prefeito Gilberto, agradecendo ainda o apoio da Câmara Municipal.

“Com economia e respeito ao dinheiro público, estamos conseguindo entregar esses kits para toda a rede municipal. É uma pequena ajuda às famílias, mas para as mães e pais que têm filhos na escola sabe o quanto isso é importante”, destacando que os próximos investimentos que pretende fazer, entre eles, a cobertura de 3 quadras esportivas – nos bairros Angico, Laranjal e Banda Municipal.

“Queremos que vocês façam uso deste material com muita responsabilidade, porque economizamos muito para proporcionar este benefício a vocês", completa o prefeito Gilberto Garcia.

As solenidades de entrega dos kits foram acompanhadas pelo secretário municipal de Educação, Fábio Zanata, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, o presidente da Câmara, Vailton Sordi (Amarelinho), vereadores Airton Castro, Wilson Almeida, Deildo Piscineiro e Robertinho Pereira.

Foto: William Gomes

Para o secretário de educação, Fábio Zanata, a iniciativa inédita da distribuição de kits escolares, logo no início do ano letivo, tem duas dimensões: a educacional e a social. Além disso, confirma a educação como prioridade total para a gestão municipal.

“É uma demonstração do compromisso do prefeito Gilberto, de oferecer o melhor para nossos alunos. Significa também um avanço na educação porque garante o acesso a materiais de qualidade, essenciais para as atividades desenvolvidas ao longo deste ano. No aspecto social, a padronização dos materiais e do uniforme dos alunos proporciona condições de igualdade a todos, além de ajudar no orçamento das famílias”, afirmou Zanata, pedindo aos pais que acompanhem os filhos no cotidiano da escola.

“Temos o dever de oferecer ensino de qualidade, sabemos do papel que a escola desenvolve junto aos nossos filhos. Porém, é muito importante que os pais estejam bem próximos da escola, participando ativamente de todo processo, me todas as etapas. Só assim, conseguiremos alcançar resultados satisfatórios na educação de nossas crianças e adolescentes”.

Os materiais foram adquiridos com recursos próprios do governo de Nova Andradina no valor de R$ 268.945,69, sendo destinados aos alunos da educação infantil (4 a 5 anos), ensino fundamental (séries iniciais - 1° ao 5° ano e séries finais - 6° a 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Aprovação

Para pais, alunos e educadores, economia e igualdade são as grandes vantagens da distribuição dos kits escolares. “Tenho 3 filhos na escola. A Isabela, na 7ª série, Júlio Cesar entrou no 4° ano e o mais novo, o Pedro, entrou vai cursar o 2° ano. Com o kit, eu economizo muito. E o fato de ser padrão não cria a chance de ter briga entre as crianças”, comentou Tatiane Cruz.

Foto: William Gomes

A avó do aluno Carlos Henrique, da escola Efantina de Quadros, achou ótima a iniciativa. “Minha filha vai economizar este ano com material. Aí vai dar pra ela gastar esse dinheiro com outras coisinhas pra ele, ainda mais se continuar sendo um bom aluno como tem sido até agora”, disse orgulhosa a dona de casa Maria Valdeci.

Alunos também se sentem confortáveis usando os kits. “Todo mundo tem caderno igual agora, não tem tanta diferença. ”, afirmou João Gabriel, do 5° ano da escola Efantina de Quadros.

Foto: William Gomes

A aluna do 3° ano, Lara Vitória Souza, da Escola Mundo da Criança, disse que gostou da qualidade dos materiais fornecidos. “Eu nunca pensei que a capa dos cadernos teria a foto de vários lugares da nossa cidade. A caixa de lápis de cor é muito bonita, tem até estojo. Eu achei muito legal”, disse, agradecida.

Educadoras também são unânimes em afirmar que a padronização dos materiais e uniformes vão trazer benefícios para a comunidade escolar. “Na primeira gestão, o prefeito Gilberto inovou com a distribuição dos uniformes. Agora, a novidade é o kit escolar. Somente um gestor com essa sensibilidade e que tem um olhar diferente para a educação, que pensa com o coração, poderia trazer mais este incentivo aos nossos alunos”, declarou a diretora da escola municipal Pingo de Gente, Maria Neusa.