Destinado aos alunos das escolas das redes de ensino pública e privada, o projeto “Lendas do Folclore” foi realizado durante o mês de agosto

A Prefeitura de Nova Andradina, através da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), em parceria com a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento desenvolveu no mês de agosto o Projeto “Lendas do Folclore”, destinado aos alunos das escolas das redes de ensino pública e privada.

A tradição folclórica do Brasil, desenvolveu-se de variadas formas, de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.

O SESI atendeu as Escolas Municipais Arco-Íris, Brincando de Aprender e Mundo da Criança, onde as monitoras Marxelane Melo e Regina Leite levaram a peça de teatro: “Livro das Lendas”. O enredo conta história de duas amigas que estão só ligadas em redes sociais, quando se perdem no caminho de volta para casa e encontram uma caixa mágica, dentro dela tem um livro “Folclore Brasileiro” e elas exploram as lendas e as brincadeiras já esquecidas pelas crianças.

A educação infantil também recebeu o projeto com os fantoches folclóricos contando suas lendas. Outra iniciativa que agradou em cheio as crianças foram as brincadeiras organizadas pelas monitoras como corrida do saco, corrida do saci e dança do boto cor de rosa. Foram visitadas: Escola Joaquim de Moura Andrade, Ceinf Paulo Fattor e Ceinf Luís Carlos Sampaio.

De acordo com Marxelane Melo, o SESI sempre conta com apoio das escolas para as realizações dos projetos, pois são ações que se somam às aulas diárias que as escolas oferecem aos alunos. “As manifestações folclóricas tem autoria desconhecida e são passadas através dos tempos, ou seja, de geração em geração. O saber de um povo não é só encontrado nos ambientes escolares, pois esse conhecimento pode ser produzido por qualquer pessoa”, orienta a monitora.

A Biblioteca do SESI – Indústria do Conhecimento conta com um grande acervo e computadores com internet gratuita. A unidade está localizada na Rua Walter Hubacher, nº. 1.299, no Centro de Nova Andradina, ao lado do Museu Municipal.