Trabalhos abordaram o tema “Importância e valorização da consciência negra”. Os vencedores receberam 1 tablet como prêmio.

João Cláudio

“Negros e brancos são iguais, mas considerados diferentes, eles podem ter as mesmas funções, mas não tem as mesmas oportunidades. O racismo existe e deve ser parado, não normalizado”.

João Cláudio

Este é um trecho da redação do aluno Felipe de Moura Paulo, vencedora do Concurso de Redação e Desenho da Semana da Consciência Negra 2021, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) em ação conjunta com a JTI Tabaco, doadora da premiação.

A iniciativa visa estimular os estudantes a refletirem sobre os problemas reais causados pela discriminação racial e a expressarem suas vivências e conhecimentos adquiridos sobre o tema, através da elaboração de redações e desenhos.

João Cláudio

Os trabalhos concorrentes abordaram o tema “Importância e valorização da consciência negra”. Os vencedores nas categorias redação e desenho receberam 1 tablet como prêmio.

Nesta sexta-feira (26), o prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira dama Joana Darc Bono Garcia, a secretária Giuliana Masculi e os diretores da empresa patrocinadora, Lucas Gustavo Lopes e Luciano Chaves, fizeram a entrega dos prêmios aos ganhadores em cerimônia promovida no Centro de Convenções, com a presença de diretores, professores, pais e alunos das unidades de ensino fundamental I e II, e EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Rede Municipal de Ensino.

João Cláudio

A secretária Giuliana, fez questão de enaltecer a primeira dama Joana Darc, percursora deste projeto e que foi buscar o apoio da JTI Tabaco para a doação dos prêmios.

“A temática do preconceito racial é de extrema relevância para nossa sociedade e este concurso é uma forma de ensinar a criança a respeitar as diferenças, de conscientizar de que não é a cor da pele que nos faz melhores ou piores que ninguém. Agradecemos aos patrocinadores, à direção das escolas, professores e alunos que se empenharam e fizeram trabalhos maravilhosos; e a Dona Joana, por ser tão atuante e sensível a esta causa tão importante”, ressaltou a titular da secretaria da educação.

João Cláudio

Para o prefeito Gilberto Garcia, a sociedade precisa rever os erros do passado, valorizar às pessoas por aquilo que são, para que possa projetar um futuro melhor. “Só podemos pensar num futuro mais promissor para brancos, amarelos, negros, pardos, enfim, para os seres humanos, por meio da educação. Acredito no poder transformador da educação, na força da nossa juventude. Estamos dando as ferramentas para que possam fazer a diferença, independente da cor, para que as oportunidades sejam iguais para todos”, pontuou.

João Cláudio

A Escola Municipal João de Lima Paes conquistou o maior número de prêmios do concurso, tendo inclusive recebido o prêmio de melhor redação. O diretor da unidade de ensino, Augusto Teixeira, destacou a qualidades do trabalho desenvolvido nas escolas públicas municipais.

“Saio daqui com o coração alegre, não porque nossa escola teve uma referência em premiações, mas porque temos alunos pensantes, conscientes e críticos. Sou um representante da raça negra, sou negro e não pensem vocês que as oportunidades são iguais porque não são. Fomos tratados durante muito tempo como diferentes e inferiores. Vamos lutar para que isso não aconteça e as portas estejam abertas para a educação de forma igual, para que tenhamos uma sociedade mais justa e igual.

João Cláudio

Já o prêmio de melhor desenho foi para a Escola Delmiro Salvioni Bonin, com o aluno Otávio Sales Gregório e sua professora Cinthia Oliveira de Almeida também recebeu o prêmio pela melhor nota entre todos os desenhos.