Entre os país mais ricos do mundo, que fazem parte da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), índice é de 87% das crianças na escola

Foto: João Cláudio

A melhor educação de Mato Grosso do Sul, campeã do IDEB, Nova Andradina tem também um dos melhores índices de crianças matriculadas na pré-escola do mundo, superando até mesmo a média de países considerados mais ricos. Esta grande conquista pode ser comprovada após a divulgação de um estudo internacional divulgado esta semana nos sites de notícias do mundo inteiro.

Segundo dados da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que integra os país mais ricos do mundo e alguns convidados, entre eles, o Brasil, na faixa etária de 3 a 5 anos de idade, foi registrado um aumento de matrículas na educação infantil do país, de 60% em 2012 para 84% em 2017.

Entre os países da OCDE, a média é de 87% das crianças na escola. Nova Andradina, com 95,7% de crianças matriculadas na pré-escola supera, na média, os países mais desenvolvidos, alcançando um dos índices mais altos do planeta.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2013, o percentual de crianças de 4 a 5 anos que frequentava a pré-escola chegava a 88,7%. Em 2018, este índice atingiu 95,7%.

Foto: João Cláudio

Em resumo, a Cidade Sorriso apresenta um panorama educacional bem-sucedido no atendimento as crianças de 4 a 5 anos, superando países de primeiro mundo. De acordo com o secretário Fábio Zanata, o município caminha a passos largos para atingir 100% de crianças matriculadas e frequentando a pré-escola.

“Todas aqueles que procuraram por vaga na pré-escola municipal, neste ano de 2019, foram atendidos. Esta era a determinação do prefeito: nenhuma criança de 4 a 5 anos fora escola. Não é à toa que desde seu primeiro mandato, Gilberto é conhecido como o prefeito da educação. Ele quer deixar um legado na história da cidade de ter feito a diferença na vida das pessoas, em especial, daqueles que estão construindo um mundo melhor para gente viver através da educação”, analisa o titular da pasta da educação.

Foto: João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia comemorou bastante os excelentes índices alcançados pelo município. “Educação é prioridade número 1. Nossos esforços estão concentrados em melhorar a qualidade do ensino todos os dias. Adotamos um sistema diferenciado para ensinar a matemática e o português que é referência no mundo todo, investimos na formação dos profissionais, na ampliação das escolas, em uniforme e kits escolares. O que for possível fazer para que os nossos alunos tenham o melhor ensino, vamos fazer”, declarou o prefeito, entusiasmado e orgulhoso de mais esta conquista.

Foto: João Cláudio

Universalização do acesso à pré-escola

Pesquisas do mundo todo têm mostrando nos últimos anos que a primeira infância é a etapa mais importante do desenvolvimento de uma criança, já que 90% das conexões cerebrais são feitas até os 6 anos. A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é universalizar o acesso à pré-escola e ter metade dos alunos de zero a três anos matriculados na creche até 2024.