Escola da Rede Municipal de Nova Andradina, localizada no assentamento Angico, logra competição realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS)

A Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin localizada na zona rural do município de Nova Andradina – MS, conquistou o Prêmio de ESCOLA SUPER SUSTENTÁVEL, além de R$ 18.000,00 para melhoria de suas instalações e promoção de atividades através do Projeto Rural Sustentável Cerrado. Com a maior pontuação do Brasil a escola se destacou pelo grande número de atividades e interações realizadas durante as etapas do projeto.

O PRS - Cerrado é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade - IABS e a Rede ILPF, por meio da Embrapa, com a Coordenação Científica. As ações são executadas através de parcerias que reúnem o doador dos recursos (Governo do Reino Unido), o Agente Financeiro (Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID), o beneficiário institucional (o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA).

O objetivo do PRS - Cerrado consiste em mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono. Através das capacitações ofertadas, o projeto busca sensibilizar, capacitar e treinar pessoas em torno das práticas sustentáveis e da agropecuária. O programa oferece uma série de ações formativas dirigidas para produtores e produtoras rurais, membros de organizações socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestoras e gestores públicos, estudantes e outros interessados.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) responsável pelo projeto divulgou o placar final das escolas destacando as premiações conquistadas.

No projeto a escola participou do Jogo Coopera Cerrado – Competição com a finalidade de potencializar as Ações de Popularização, por meio de missões que estimulam o conhecimento da biodiversidade, aspectos culturais e produção rural da comunidade.

O objetivo foi de sensibilizar os estudantes a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais e a sua relação com o território, a escola e a comunidade. O projeto foi desenvolvido durante o 2º semestre de 2022 com os estudantes do Ensino Fundamental tendo como foco principal a Educação Ambiental.

A diretora da escola ressaltou a importância das parcerias firmadas para que o projeto tivesse êxito em seu desenvolvimento. Agradecendo a parceria e apoio da :

- Empresa SANESUL;

- Empresa ENERGÉTICA SANTA HELENA;

- Empresa BRASILWOOD REFLORESTAMENTO;

-Empresa leiteria GIROLANDO ROSA DOS VENTOS;

- Escola Estadual Luís Carlos Sampaio;

-Escolas Municipais Machado de Assis e Pingo de Gente;

- Secretaria Municipal de Educação, cultura e Esportes;

-Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado;

-Comunidade, estudantes e funcionários da escola.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes do Município Giuliana Masculi Pokrywiecki destacou que a Escola Prof. Delmiro sempre desenvolveu ao longo dos anos, projetos ambientais e que esse prêmio só veio a comprovar o esforço e a dedicação de toda a comunidade escolar.

Durante o desenvolvimento do programa os estudantes tiveram a oportunidade de interagirem com outros estudantes de várias localidades. Essa troca de experiências trouxe muito aprendizado a todos.

Dentre as atividades desenvolvidas podemos mencionar palestras, oficinas, confecção de jogos com sucatas, sabão ecológico, interações entre escolas, teatros e apresentações culturais, exposições, visitas de estudo, construção de viveiro, hortas e composteiras, confecção de caldas e adubos orgânicos; coleta, análise e semeadura de sementes, além da confecção de sementecas, plantio e distribuição de mudas de árvores, dentre muitas outras atividades, todas com foco no Cerrado, Sustentabilidade e Educação Ambiental com destaque para o Dia de Campo realizado na Leiteria Girolando Rosa dos Ventos , Inauguração do Viveiro da escola e Reflorestamento no entorno da represa do Mangaba.

O projeto vem mais uma vez, reafirmar o engajamento de toda a comunidade escolar e dos moradores do local envolvido para o êxito das atividades trabalhadas com os estudantes, destacando a aprendizagem que vai além dos portões da escola, ações que transformam os estudantes no contexto escolar e na sociedade como um todo, cumprindo a função que é despertar no indivíduo o conceito de cidadania, cooperação por meio das vivências, conforme o meio em que estão inseridas, valorizando o lugar que vivem. Parabenizamos a toda a comunidade por mais essa conquista!!!!