Pré-escola (alunos de 4 a 5 anos) e escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino começam às aulas no dia 11 de fevereiro

João Cláudio

O ano letivo da rede municipal de ensino terá início no dia 4 de fevereiro para as crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs), que todos conhecem como creches. Já as aulas dos alunos da pré-escola (4 a 5 anos) e ensino fundamental (1ª a 5ª séries) começam no dia 11 de fevereiro.

O período oficial para as inscrições na educação infantil foi realizado até o dia 15 de novembro do ano passado, porém os pais que perderam esse prazo podem preencher uma ficha na Central Única de Vagas da Secretaria Municipal de Educação e aguardar o início das aulas para verificar as unidades que possuem vagas ociosas (vagas em aberto) para concorrerem às referidas vagas.

A partir dos 4 anos, a vaga é obrigatória como consta na Meta 1 do Plano Nacional de Educação e já atendida em Nova Andradina. No ensino fundamental a matrícula pode ser realizada diretamente nas unidades escolares, das 7 às 13 horas, até o dia 04 de fevereiro.

A semana que antecede a data de início das aulas é dedicada aos diretores, coordenadores, professores e supervisores das escolas, quando acontecerá o planejamento das atividades referentes ao ano escolar 2019.

Para o secretário de educação, Fábio Zanata, um planejamento escolar bem elaborado e desenvolvido com antecedência, antes da chegada dos alunos às escolas, é sem dúvida importante para o corpo docente e também para as crianças, uma vez que a organização reflete na qualidade do ensino e no desenvolvimento das diretrizes educacionais da rede municipal.

João Cláudio

Grande Novidade: entrega de kits escolares para todos os 5800 alunos da rede municipal de ensino

Na primeira semana de aula, os alunos matriculados nas escolas municipais de educação infantil e educação fundamental terão uma surpresa muito bacana: vão ganhar materiais escolares.

A iniciativa do Governo Municipal de Nova Andradina é inédita. Serão distribuídos cerca de 5800 Kits escolares apropriados para cada etapa de ensino. O investimento é de R$ 270.000,00.

Meta é zerar fila por creches em 2019

Cerca de 200 crianças que aguardavam na fila de espera por vagas nas creches foram atendidas nos Ceinfs

O trabalho realizado pelo Governo Municipal está resolvendo demandas antigas da cidade, e atendendo necessidades diretas da população. Um exemplo é na Educação, em que, ainda este ano, a Prefeitura deve zerar a fila de espera por vagas em creches no município.

Para isso, estão sendo implantadas novas unidades, e outras estão sendo readequadas, em todas as regiões do município. Com as obras em andamento no Irman Ribeiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte tem a perspectiva de superávit de vagas até o final de 2019.

“Trabalhamos para cuidar de gente, e isso também significa acolher os bebês e as crianças até 3 anos e 11 meses nas nossas creches”, assegura o prefeito Gilberto Garcia.

Até o dia 15 de novembro de 2018, cerca de 200 crianças que aguardavam na fila de espera por vagas foram atendidas pela rede municipal.

A SEMEC montou uma Central Única de Vagas e está fazendo as inscrições dos interessados em matricular seu filho nas creches municipais este ano para levantar qual a demanda existente. “Após o levantamento, vamos verificar onde existem vagas remanescentes e tentar encaixar esses alunos que estão fora da creche”, explica Zanata.

As novas matrículas para as creches começam no mês de fevereiro.