Prefeito Gilberto Garcia recebeu a premiação durante o I Fórum de Cidades Digitais realizado na capital sul-mato-grossense nesta quinta-feira (25).

A iniciativa inédita de criar o 1° Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT) do estado de Mato Grosso do Sul rendeu a Nova Andradina o título de Projeto Inovador. A premiação foi recebida pelo prefeito Gilberto Garcia durante o I Fórum de Cidades Digitais realizado na capital sul-mato-grossense nesta quinta-feira (25). Esta é a 5ª conquista importante no tocante à implementação de boas práticas e eficiência da gestão municipal nos últimos 12 meses.

O CIT oferta, gratuitamente, os cursos de inglês, espanhol, libras, robótica e informática, que juntos, atendem a 800 alunos matriculados. A proposta é formar cidadãos para o mundo globalizado e conectado às plataformas mais modernas de educação, tecnologia e empreendedorismo.

João Cláudio

Sentindo-se honrado e muito contente com a premiação, Gilberto disse que não imaginava uma repercussão tão positiva no cenário estadual, nem um reconhecimento tão rápido pelo pioneirismo na área educacional.

“É um projeto que idealizamos e, ao longo dos primeiros dois anos de gestão, amadurecemos. Somente, neste ano conseguimos concretizá-la. O resultado tem sido surpreendente. O que mais nos deixa feliz é saber que nossa juventude está aprendendo um segundo idioma e tem acesso as novas tecnologias, algo fundamental para o futuro e o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas”, avaliou o chefe do poder executivo municipal.

Durante o evento, prefeitos, secretários municipais, servidores públicos, vereadores e representantes de 30 municípios de Mato Grosso do Sul participaram de um debate sobre inovação na tecnologia e informação na gestão das prefeituras, e informações sobre como melhorar os processos internos e o atendimento à população através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Além de Gilberto Garcia e da 1ª dama Joana Darc, o município de Nova Andradina foi representado pelos secretários Hernandes Ortiz (desenvolvimento integrado), Emerson Nantes (finanças), Fabio Zanata (educação), coordenadora do CIT Silmara Lenes e o coordenador pedagógico da Semec, Euzébio de Souza. Para os gestores municipais, a participação neste fórum foi positiva na medida em que promove uma troca de experiências entre as gestões, facilita o acesso a diversas inovações de mercado e traz modelos de projetos e políticas públicas implementados nos municípios que vêm dando certo.

João Cláudio