Alunos receberam conhecimentos básicos de lógica, programação em blocos e o desenvolvimento de atividades colaborativas e práticas.

Foto: William Gomes

O projeto do Clube de Robótica realizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal-NTM formou sua primeira turma. A entrega dos certificados foi realizada na manhã desta segunda-feira (16), no Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT), com a presença do secretário de educação, Fábio Zanata, professores e equipe pedagógica do Núcleo de Tecnologia Municipal, pais de alunos e funcionários do CIT.

Neste semestre foram ofertadas 50 vagas, sendo os alunos dividimos em 5 turmas. Deste total, apenas 23 jovens concluíram o curso. Durante 6 meses, eles adquiriram conhecimentos básicos de lógica, programação em blocos e o desenvolvimento de atividades colaborativas e práticas.

Foto: William Gomes

Para o secretário Zanata, a formatura coroa a dedicação dos estudantes e um projeto de inovação e tecnologia que está sendo adotado pelo governo municipal de Nova Andradina com o propósito de incentivar o uso de novas tecnologias no âmbito escolar e, em breve, levar os alunos a participar da Olimpíada Brasileira de Robótica.

“Os melhores kits na área de robótica educacional (Lego MINDSTORMS EV3) foram adquiridos para que o projeto seja inserido no aprendizado dos alunos do 8 e 9º anos das escolas estaduais e municipais. A proposta é ter um espaço para as primeiras noções de programação e da prática de robótica, que fazem parte da educação do século XXI, onde se destacam aqueles que desenvolvem habilidades como a criatividade, autonomia, trabalho em equipe, concentração, capacidade de lidar com as emoções e de solucionar problemas”, disse o titular da Semec, Fábio Zanata, que agradeceu o empenho dos professores, equipe do NTM, CIT e dos estudantes.

Foto: William Gomes

Marisa Destefani, mãe do estudante de 14 anos, Gabriel Vicente, fez questão de vê-lo receber em mãos o seu certificado. Ela contou que desde criança Gabriel tem facilidade para as questões ligadas à matemática e ao raciocínio lógico, e que o filho quer continuar aprendendo mais sobre robótica. “É uma coisa que desperta o interesse. Todos os dias quando ele chegava em casa tinha uma novidade para contar. É algo que ele se vê fazendo no futuro”, comenta a mãe.

Foto: William Gomes

Tímido, Gabriel também não esconde sua satisfação em terminar este ciclo de aprendizado. “Foi uma oportunidade muito legal. Aprendi muito com os professores e com os colegas a trabalhar sempre em equipe. Vou levar isso pra vida toda”, declarou o jovem.

Foto: William Gomes

Após a entrega dos certificados, foi apresentado um vídeo com os melhores momentos do curso e, em seguida, os alunos fizeram uma demonstração dos robôs montados, explicando a funcionalidade de cada projeto para pais e autoridades presentes.

O encerramento das turmas do período vespertino acontecerá na próxima quinta, dia 19 de setembro, nas dependências do CIT.