Projeto de leitura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte foi aberto nesta quarta-feira e vai até o fim da manhã de hoje (25)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) está promovendo a 12ª edição do projeto de leitura “Cultura de Mão em Mão”, neste ano, realizada na Praça "Francisco Frutuoso", ao lado da Biblioteca Municipal, recebendo neste espaço milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina.

Iniciado na manhã desta quarta-feira (24), o evento foi aberto pela secretária Municipal de Educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, e contou com a presença de diretores e coordenadores escolares. A ação, que tem por objetivo incentivar a leitura, motivando os alunos através da arte aliada à literatura infantil, fez da Praça da Biblioteca um espaço de acolhimento, com tendas organizadas em cenários temáticos, convidativos para o compartilhamento de saber e conhecimento.

"É muito lindo e gratificante ver a praça transformada num ambiente que une o lúdico ao ensino e à aprendizagem. A imaginação, que é um ativo próprio da infância, é provocada pela arte que se faz através da música, da dança, do teatro, onde professores introduzem a literatura, fazendo da cultura um instrumento que convida os nossos alunos a desenvolver a leitura", define Giuliana.

O evento conta com a colaboração dos professores e alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e reúne o apoio do SESI – Indústria do Conhecimento, da Fundação de Cultura (Funac), do Núcleo Municipal de Educação Especial (NUMESPI), Núcleo de Tecnologias, Biblioteca Municipal e do setor de transporte da SEMEC, que trabalha no translado das crianças desde as escolas até a praça.

Com o objetivo de envolver e facilitar o acesso a diversos livros literários e ações literárias, para despertar o aluno para o desejo de ler e viajar no mundo da leitura, o "Cultura de Mão em Mão" apresenta a exposição de livros de literatura infantil e infanto-juvenil, contação de histórias com fantoches e dramatização, apresentação cultural, cine leitura (leitura digital) com várias obras literárias, contos e poemas. Desde a manhã de ontem transcorreu aberto à visitação das escolas e a participação da comunidade nova-andradinense. As atividades seguem até o final da manhã desta quinta-feira (25).