A Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin mais uma vez logrou o título de campeã absoluta, conquistando o Prêmio Escola Super Sustentável, realizado pelo Projeto Rural Sustentável Cerrado do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
A comunidade escolar rural do assentamento Casa Verde, gleba Angico, recebeu premiação nesta quinta-feira (30), na capital do Estado, sendo representada por sua diretora Renata Costa, acompanhada de alunos, professores e pela coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Cláudia Cordeiro, representando a secretária Giuliana Masculi Pokrywiecki.
Além dos troféus recebidos na solenidade, a Escola Municipal será agraciada com premiação de R$ 18 mil, através do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Ações desenvolvidas pela Escola
A escola do município, através da realização de uma ampla programação de atividades socioambientais, envolvendo experiências práticas de ensino e aprendizagem, mobilizou seus alunos e professores, pais e comunidade em geral, através de parcerias, a desenvolverem a maior gama de ações junto ao projeto no país, alcançando assim a maior pontuação no Brasil, cumprindo 6 etapas, dois desafios e duas missões.
Dentre as atividades desenvolvidas, a Escola Delmiro Salvione Bonin realizou palestras, oficinas, confecção de jogos com sucata, sabão ecológico, interações entre escolas, teatros e apresentações culturais, exposições, visitas de estudo, construção de viveiro, hortas e composteiras, confecção de caldas e adubos orgânicos; semeadura de sementes e plantio; a distribuição de mudas de árvores, coleta e análise de sementes, organização de sementeca (acervo de sementes), todas com foco no Cerrado.
As ações da Escola Municipal também se sucederam em visitas técnicas, no Bioparque Pantanal e no Dia de Campo realizado no Sítio "Maria Antônia - Girolando Rosas dos Ventos", que contou com o envolvimento de aproximadamente 100 pessoas, sendo 60 alunos e alunas da unidade escolar do Angico, que juntos, conheceram a unidade demonstrativa na propriedade rural.
A diretora da escola vencedora do Prêmio, Renata Costa, presente na solenidade de premiação, se disse orgulhosa do patamar de engajamento e participação de sua comunidade escolar, tradicionalmente vencedora em diversas competições em projetos, pesquisa e extensão escolares, especialmente voltados às reflexões sobre as questões ambientais e a produção sustentável desenvolvida na prática.
“Estamos muito orgulhosos com mais este prêmio conquistado pela Bonin, uma escola rural engajada e talentosa, que trabalha unida em todos os desafios. No projeto, nossos alunos puderam vivenciar as tecnologias empregadas nas propriedades rurais que geram maior produtividade, bem-estar animal e, tudo isso, sem prejudicar o meio ambiente. O Dia de Campo trouxe um aprendizado muito significativo para todos os estudantes e foi possível compreender que tecnologia e sustentabilidade caminham juntas”, disse Renata, diretora escolar.
Maiores pontuações no Brasil
O placar nacional das escolas participantes mostra que, de longe, a escola foi absoluta na conquista do prêmio. Com o Time Beija-Flor, a escola alcançou 5.460 pontos, enquanto a segunda colocação no Estado, ficou com a Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias, de Campo Grande, que logrou 2.160 pontos.
Escolas de Estados onde o bioma do cerrado tem predominância (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) participaram do concurso. A escola mineira com maior pontuação atingiu 480 pontos; a de melhor colocação em Goiás obteve 610 pontos; já a melhor colocada em Mato Grosso atingiu 580 pontos.
Escola agradece parceiros
A diretora Renata Costa destacou que o desenvolvimento do projeto só foi bem-sucedido graças ao apoio de parceiros. "Quero agradecer a Energética Santa Helena, presente direta ou indiretamente na maioria das nossas ações. A nossa escola agradece também a empresa Brasilwood Reflorestamento, a Sanesul, as escolas Machado de Assis e Pingo de Gente, a Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, a prefeitura, através das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Saúde, sobretudo, a participação dos alunos e funcionários da nossa escola", destaca Renata.
A coordenação do projeto reafirma o engajamento de toda a comunidade escolar, agradece os moradores do local, envolvidos nas ações desenvolvidas para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, através de atividades que vão além dos portões da escola, despertando cidadania, sentimento de pertencimento, autoestima e cuidado ao local de origem, cooperação por meio das vivências, valorizando o lugar que vivem.