A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) em parceria com a Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Secretaria Estadual de Educação (CFOR/SED), promoveu nos dias 28, 29 e 30 de junho, a formação exclusiva para todos os Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina, no Centro de Formação Marluce Bittar, em Campo Grande.

Os trabalhos iniciaram com uma visita ao Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce da América Latina. Na ocasião, os diretores e técnicos da SEMEC puderam observar com as instruções de um guia turístico a representação das belezas naturais relacionadas a fauna e a flora do estado de Mato Grosso do Sul, do Brasil e outros continentes.

No mesmo dia, no período vespertino, a equipe técnica da CFOR desenvolveu uma atividade diagnóstica, onde os participantes apontaram as características de um gestor e, em seguida, cada um, considerando o tempo de dois minutos, falou sobre suas particularidades pessoais e profissionais, onde muitos risos e lágrimas representaram as emoções do momento.

Por meio de uma metodologia dinâmica e interativa, os participantes puderam experienciar situações reais vivenciadas no “chão” da escola e foi possível observar o interesse e a participação ativa dos gestores, onde adquiriram informações sobre o papel do gestor nos dias atuais, baseadas nas legislações e no contexto “pós pandemia”.

No dia seguinte, após o período de formação, todos os educadores agradeceram e parabenizaram a Secretaria de Educação pela iniciativa. “Iniciando a sexta-feira com o sentimento de gratidão pelos cuidados e carinho recebidos nos dias de formação. Nós sabemos que não é fácil planejar, preparar e executar momentos como esses. Amei o mimo (carinho) personalizado”, destaca Ana Claudia Silva, diretora da E. M. Machado de Assis.

“A formação para gestores é um compromisso do governo municipal, através da SEMEC, considerando o processo democrático pelo qual todos os gestores passaram, no final do ano de 2021. As eleições foram para o triênio 2022-2024, e sendo assim, de acordo com a lei que regulamenta o processo eleitoral, todos os diretores eleitos deverão passar pelo processo de formação. Por isso e por acreditar que necessitamos, o tempo todo, atualizar nossas aprendizagens, recorremos a SED, nossa parceira, para proporcionar momentos marcantes e fundamentais na prática da gestão escolar”, frisou a Secretária de Educação Giuliana Masculi.

Durante os três dias os gestores se apropriaram de um cardápio formativo, formatado exclusivamente para o papel do gestor escolar nos dias atuais, sendo:

 Atribuição do diretor escolar – Regimento Interno

 Demandas do cotidiano e mediação de conflitos

 Gestão democrática e trabalho colaborativo

 IDEB – Avaliações internas e externas

 Projeto Político Pedagógico (PPP)

 Plano Gestor e Plano de Ação

 QEdu – Dados Educacionais