Edital Emergencial de Arte, Cultura e Entretenimento seleciona 12 projetos de artistas nova-andradinenses, financiados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

A Prefeitura do Município de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte/SEMEC, através da Fundação Nova-Andradinense de Cultura/FUNAC, com anuência do Conselho Municipal de Política Cultural, por meio de recursos remanescentes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017, de 29 de junho de 2020, selecionou 12 artistas para a produção de vídeos de no mínimo 10 minutos.

O edital EDITAL nº 001/2021 Edital Emergencial de Arte, Cultura e Entretenimento Lei Aldir Blanc, foi lançado no dia 29 de outubro de 2021, no Diário Oficial de Nova Andradina, com inscrições abertas até o dia 17 de novembro de 2021.

Os projetos contemplados pelo supracitado edital foram recebidos pela FUNAC, a saber:

Projeto: A Voz do Vazio, dirigido por Rodrigo Souza e produzido por Trap Media.

O curta é uma declamação poética que reúne 5 poesias da autoria de Rafaela Marques, as quais abrangem o tema de relacionamentos abusivos e os sentimentos que perpassam àqueles que estão nestas relações. O vídeo é também interpretado por ela.

Projeto: Carta Aberta, escrito por Alisson Marques, o qual também atua, e produzido por Mateus Abreu.

O curta-metragem é o desabafo de um jovem que se sente pressionado pela sua família, e carrega o medo constante de julgamentos, por isso, escreve uma carta aberta. No vídeo estão: Alisson Marques e Thais Bernardes.

Projeto: Flores Que Machucam, coreografado por Thaís Bernardes, filmado por Fernanda Gonçalves e editado por Rodrigo Souza. Os bailarinos são Caroline Alencar Ribeiro e Luiz Henrique Nogueira.

Trata-se de uma performance forte, emocionante e de resistência, pautando o feminicídio e importância de usar a arte como uma ferramenta para a conscientização da sociedade.

Projeto: Aula de Dança Hip Hop – Old School, produzido pela Cia Storm.

Jaqueline Basílio e os dançarinos Fernando Gomes e Adriano Bili, apresentam uma aula teórica e prática de dança Hip Hop, no estilo Old School, de grau iniciante/intermediário. A aula é uma apresentação dos conceitos e passos básicos no Hip Hop.

Projeto: Utilização do Ritmo Bachata no Cenário Nacional, roteirizado por Fábio Abreu, também musicista, e produzido por Residência 2.

O vídeo traz uma introdução, ministrada pelo Fábio Abreu, do ritmo Bachata e a sua relevância e utilização no cenário da música nacional.

Projeto: 4 Anos de Lavoro, produzido por Trap Media.

O minidocumentário narra a trajetória do grupo Lavoro em seus 4 anos de atividade no cenário artístico e cultural de Nova Andradina. No vídeo estão: Kaio Sonvezzo, Bruno Seleguim e DJ Crizis.

Projeto: Sons de Redenção, roteirizado e interpretado pelo Challa (Kaique Moura) e produzido por Trap Media.

O vídeo apresenta uma declamação poética que reúne diversos poemas do autor, versando sobre a sua vivência e resistência em ser um homem negro.

Projeto: Asfalto, Becos e Ruas, dirigido por Rodrigo Souza e produzido por Trap Media.

O projeto narra a trajetória do artista Lucas Donaire, mais conhecido como 2B, refletindo sobre sua vivência, dificuldades e resistência de ser um Mc e Skatista da periferia.

Projeto: Posses, dirigido por Rodrigo Souza e produzido por Trap Media.

“Posses” surgiu a partir de um monologo escrito e interpretado pela artista Mary Ferreira, de Nova Andradina, e narra, de forma poética, recortes da experiência de um relacionamento abusivo vivido por ela.

Projeto: Como Escrever um Projeto Cultural, dirigido por Rodrigo Souza e produzido por TrapMedia.

Trata-se de uma tutorial técnico de como escrever um projeto cultural, introduzindo de forma básica a estrutura e os conceitos que devem estar presentes na elaboração de um projeto cultural. O tutorial é ministrado pela Nayara Machado.

Projeto: Olha o Que a Dança Fez Comigo, roteirizado por Rafael Vasconcelos e produzido por Junior Lima.

O minidocumentário apresenta a trajetória do Mc, Grafiteiro e Bboy Rafael Vasconcellos, refletindo sobre as suas dificuldades e perspectivas.

Projeto: Ato Institucional Nº 5, dirigido por Rodrigo Souza e produzido por Trap Media.

O curta é uma sessão ao vivo, acústica, que homenageia 5 músicas que foram censuradas durante a Ditadura Civil Militar no Brasil. Sem usar do saudosismo, pauta a censura imposta pelo Ato Institucional nº 5, e relembra que a liberdade é uma luta constante. No vídeo estão: Felipe Barreto, Matheus Souza e Karina Rodrigues.

Todos os projetos foram financiados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017, de 29 de junho de 2020, através do apoio do Governo Federal, Estadual e Municipal, de forma a potencializar a produção de conteúdos autênticos e democratizar o acesso à arte.