A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte através da coordenação pedagógica e do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal- NTM, realizou nos dias 22 e 23 de abril, formação sobre o ensino híbrido nas escolas e CEINFs da REME (Rede Municipal de Ensino), respeitando todos os protocolos de biossegurança.

A formação teve como base teórica o livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”, dos autores Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Melo Trevisani. Para essa apresentação foram utilizados diversos recursos midiáticos, Sway (apresentação interativa), Kahoot (gamificação), Google Forms (atividades complementares).

O evento foi organizado para intensificar o conhecimento sobre o tema, mostrando que é possível usar inspirações das modalidades do ensino híbrido na prática pedagógica, apoiando os professores no uso dos recursos midiáticos pois, cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia e ao novo olhar para o ensino.

Mais sobre o ensino híbrido e a formação pedagógica

O Ensino Híbrido caracteriza-se na personalização das ações de ensino voltadas a um novo estilo de aprendizado. Nele, o aluno precisa ter experiências diversificadas e momentos de autonomia, já que está no centro do processo de aprendizagem. A pandemia, levou os profissionais de Educação ao uso de recursos digitais através do ensino remoto e não na perspectiva do Ensino Híbrido.

Os coordenadores com auxílio dos professores multiplicadores, fizeram os repasses para os docentes da REME, que consideraram a formação muito proveitosa e de grande valia para o momento.

Segundo a coordenadora Maria José, “Sempre dispostas a buscar novos conhecimentos, as professoras demonstraram muito interesse na gamificação, que é o uso de dinâmicas de jogos para engajar os alunos, resolver problemas e descobrir novas maneiras de interagir com o conhecimento e mundo ao seu redor”, evidenciou.

De acordo com o professor José Firmino, o ensino Híbrido é uma metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem nos dias atuais, que alia práticas online e presencial. “Por dar ênfase nas tecnologias digitais e principalmente na personalização do ensino, essa abordagem pedagógica atende melhor às necessidades de aprendizagem dos alunos”.

Para a Secretária Municipal, Giuliana Masculi Pocryweicki, “estes momentos são fundamentais para refletir sobre as práticas pedagógicas que melhor atendem os discentes do século XXI e colaboram para que o professor seja o mediador deste processo”, avalia.

De acordo com essa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte está preparando para o mês de maio a formação em Podcast e também irá intensificar a utilização da plataforma Khan Academy, cuja parceria está firmada desde 2018. “A Semec tem buscado proporcionar aos profissionais de educação da REME, formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar, possibilitando um ensino mais dinâmico e inovador”, encerrou.