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Hora Atividade Integrada – Reflexões sobre o papel do professor no Século XXI

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A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), através da Coordenação Pedagógica, no período de 09 a 14 de abril, deu início a formação continuada oferecida aos professores dos anos finais, de todas as disciplinas, e aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, realizada durante os momentos das Horas Atividades Integradas e sábado letivo, onde iniciou-se o estudo das principais características relacionadas à Base Nacional Comum Curricular.

Tendo como objetivo principal conhecer a BNCC no decorrer deste ano, os professores terão a oportunidade de refletirem sobre as competências gerais da base, o que se esperar sobre cada etapa de ensino, os currículos por competências, metodologias voltadas para os alunos do século XXI, as tecnologias e a BNCC, a BNCC e o contexto da inclusão escolar, professor mediador e a aprendizagem significativa. 

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Neste contexto, os formadores da Semec consideram que, diante da realidade educacional vivenciada, é necessário adquirir novas competências e habilidades para que os alunos possam aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser – sendo estes os quatro pilares da educação que norteiam as aprendizagens fundamentais.

Sendo assim, o maior desafio da educação e do professor na contemporaneidade é, mais do que nunca, articular as experiências e conhecimentos prévios dos alunos e propiciar o “desenvolvimento da autonomia discente de forma a constituir uma inteligência coletiva que promova a democratização do conhecimento e exercício pleno da cidadania”, avalia o coordenador pedagógico, Euzébio de Souza.

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Na análise do professor Fabio Zanata, “este momento é fundamental para refletirmos juntos sobre os passos que devemos dar, pensando coletivamente sobre o que e como trabalhar com os nossos alunos, sendo estes o principal motivo de estarmos empenhados em oferecer cada vez mais uma educação de qualidade”, considera o secretário de educação.