Entre os 18 alunos do ensino fundamental de Nova Andradina que receberam certificados de menção honrosa, 10 estudam nesta unidade escolar

João Cláudio

Na manhã desta sexta-feira (06), o prefeito José Gilberto Garcia recebeu em seu gabinete quatro alunos e o professor de matemática da Escola Municipal Efantina de Quadros, que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Todos os visitantes fazem parte do seleto grupo de 18 estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) matriculados nas escolas de Nova Andradina, que receberam certificados de menção honrosa pelo bom desempenho nesta prova nacional.

João Cláudio

De todos os condecorados com menções honrosas, 10 estudam nesta unidade escolar. O professor Paulo de Freitas Ferreira também foi destaque estadual em virtude do sucesso dos seus alunos.

João Cláudio

No encontro, o prefeito destacou o empenho de estudantes, professores, e funcionários da escola e do trabalho da secretaria municipal de educação, que desenvolve projetos de incentivo ao ensino da matemática, entre outras disciplinas.

“Em educação nada acontece por acaso ou de forma isolada, mas sim através da soma de esforços, responsabilidade e comprometimento de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Vocês estudaram e deram o melhor para alcançar esse resultado. Parabéns e continuem estudando, pois assim vencerão e se tornarão grandes profissionais”, declarou o prefeito.

João Cláudio

O professor de matemática enfatizou que a força de vontade e dedicação dos alunos aliada a contribuição da escola e da comunidade escolar como um todo, que desde o início incentivaram o projeto e o estudo da matemática foram fundamentais nesta conquista.

“A partir do momento que começamos a desenvolver projetos dentro e fora da sala de aula conseguimos deslanchar muito no ensino não só da matemática, como nas áreas de artes, informática, ciências e até na leitura. Como professor, me sinto lisonjeado pelo desempenho de cada aluno e o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado”, declarou Paulo.

O aluno Natã de Souza Carrion, do 9º ano, está no grupo de estudos da OBMEP desde o sexto ano. Para ele, a possibilidade de aprender a matemática de um jeito mais avançado foi algo que o motivou ainda mais os estudos. “Isso me ajudou na sala de aula não só na matemática como em português e outras disciplinas. Meu desempenho está melhor a cada dia e isso foi despertando um interesse cada vez maior em estudar. Além disso, o professor é ótimo, está sempre nos apoiando e tirando dúvidas”, ressaltou Natã.

Também estiveram presentes os alunos José Aldino dos Santos Neto (7º ano), Samara Almeida da Silva e Cauã Xavier (ambos do 8º ano), a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, secretário de educação, Fábio Zanata e o presidente da Câmara, vereador Amarelinho.

Na ocasião, foi anunciado que Nova Andradina irá sediar o 3º Encontro das OBMEP das escolas de Mato Grosso do Sul.

Sobre a competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), é uma competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.