Em reforma desde o começo do ano letivo, o Centro de Leitura da Escola Municipal “Efantina de Quadros”, foi reaberto para a comunidade escolar na tarde da última sexta-feira (20).

João Cláudio

Em reforma desde o começo do ano letivo, o Centro de Leitura da Escola Municipal “Efantina de Quadros”, localizada no Bairro Durval Andrade Filho foi reaberto para a comunidade escolar na tarde da última sexta-feira (20).

O prédio recebeu adaptações internas, pinturas e texturas, novas prateleiras e atualização do acervo de obras literárias. A reestruturação da biblioteca foi realizada através do trabalho das professoras Noeli Torres Marques, Valdirene Cáceres Menezes (diretora-adjunta), Ana Gabriela Lorenzini Rodrigues e Elmira Carmen Ojeda. O esforço das educadoras proporcionou o reaproveitamento de móveis, a reforma de prateleiras antigas e a disponibilidade de um ambiente lúdico, ajustes que elevam a curiosidade e o aprendizado do aluno.

“O espaço ficou muito mais propício à prática da leitura e da pesquisa escolar. Verdadeiramente, um ambiente acolhedor que estará aberto para toda a comunidade escolar”, afirma o diretor da escola Marcos Carneiro, que destacou a dedicação das professoras da escola Efantina de Quadros em incentivar a leitura desde as séries iniciais.

Segundo o diretor da Escola Efantina de Quadros, a autonomia dada pela Secretaria Municipal de Educação e o apoio dado pela Secretaria de Serviços Públicos, somada ao engajamento da comunidade escolar, está proporcionando melhorias à estrutura escolar. O prédio da escola está passando por reparos e pinturas internas e externas. “Estamos felizes com o tratamento dado pela administração do prefeito Gilberto Garcia à educação pública. Este apoio, adicionado à paixão de nossas colaboradoras e nossos colaboradores que trabalham na escola, permite a transformação do ambiente num espaço mais bonito, mais convidativo, pois desperta no estudante a alegria de estudar num local digno, cuidado com carinho”, disse o professor Marcos.

João Cláudio

A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Gilberto Garcia, do vice-prefeito Newton Luiz de Oliveira, do vereador Airton Castro, da vereadora e primeira dama do município Joana Darc Bono Garcia, do secretário de Educação Fábio Zanata, da coordenação pedagógica e pais de alunos da escola.

A escola Efantina de Quadros, que foi campeã no Fetran-MS de 2017 (Festival de Teatro de Trânsito de Mato Grosso do Sul), na categoria infanto-juvenil, levou para a solenidade de reinauguração diversas apresentações culturais que envolveram intervenções nas artes musical, dança e teatral, com destaque ao trabalho da professora Nilseia Floriano.

O prefeito Gilberto Garcia destacou o trabalho dos profissionais desenvolvido na instituição escolar e elogiou o novo aspecto visual do prédio com as melhorias implementadas. “Sempre é uma alegria vir a esta querida escola, uma das melhores estruturas que temos em Nova Andradina. Localizada num bairro popular, de gente simples e batalhadora, a escola recebe um dos maiores números de crianças e adolescentes matriculados que dispõem de um ensino de boa qualidade, que a cada ano supera as nossas expectativas”, disse Gilberto Garcia.