Em grande estilo, a Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL), promoveu a cerimônia festiva de encerramento dos Jogos Escolares de Nova Andradina 2023 (JENA). Num ambiente descontraído e de celebração do esporte, estudantes, professores, treinadores, árbitros, autoridades e demais colaboradores, realizaram na noite da última quinta-feira (9), a premiação das equipes e atletas que se destacaram nas competições realizadas entre os meses de setembro e novembro.
Em quase 30 anos de história, os Jogos Escolares de Nova Andradina têm por objetivo oportunizar os talentos das escolas locais, onde os atletas brilham com seus esforços, demonstrando o espírito competitivo, a amizade e a alegria de celebrar o esporte. A festa de encerramento destacou este objetivo, dando protagonismo aos estudantes e colaboradores das Redes de Educação Municipal e Estadual.
A edição dos JENA 2023 representou um marco no esporte amador de Nova Andradina. Pela organização dos realizadores e a participação comprometida dos atletas, o profissionalismo, o respeito aos critérios regimentais, a estrutura física e o aparato da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura oferecidos aos competidores mostram a mudança de patamar da política municipal para o esporte nova-andradinense.
E para inovar, a organização preparou o primeiro Desfile Garota e Garoto JENA, realizado na noite de premiação dos atletas. O Desfile elegeu a beleza estudantil atuante no esporte, premiando em quatro modalidades.
Na modalidade feminina infantil, a vencedora foi Maria Vitória Ferreira, da Escola Estadual Marechal Rondon; no infantil masculino, Joaquim Cezar Favaretto, da Escola Municipal João de Lima Paes foi eleito o Garoto JENA 2023. Já na modalidade infanto-juvenil feminina, o título de Garota JENA ficou com Laura Rezende dos Santos, aluna da Escola Municipal João de Lima Paes. No masculino infanto-juvenil, Cícero Fialho Neto, da Escola Estadual Austrílio Capilé Castro levou o 1° lugar do concurso.
Representando o prefeito Gilberto Garcia, a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Giuliana Masculi Pokrywiecki, recebeu as autoridades convidadas ressaltando os esforços dos atletas e treinadores, sobretudo, a importância da competição para o crescimento técnico dos jovens atletas. O evento também foi prestigiado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Julio Cesar Castro Marques.
Além do diretor-presidente da Funael (Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer, Willian Moraes, anfitrião da cerimônia, e do diretor de eventos da Fundação, Joari Martins, foi destacado o trabalho do professor Diego Dantas na organização do evento. Já representando os diretores das unidades escolares, o professor Acácio Luiz Sampaio, diretor da Escola Nair Palácio de Souza, se fez presente na festa de premiação.