Na manhã da última terça-feira (18), o Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal esteve reunido com diretores das unidades escolares de Nova Andradina em encontro para potencialização do projeto Clube de Robótica Sustentável. O evento ocorreu no auditório Felipe Marino Palagano, com a presença de Giuliana Másculi Pokrywiecki, Secretária de Educação, Kelle Ester Souza, Coordenadora do NTM, e diretores das escolas municipais.
Na ocasião, os gestores participaram de atividade recreativa, estimulando o trabalho em equipe através dos desafios de tetris, torre de copos e raciocínio lógico, sendo que estas dinâmicas são desenvolvidas pelos professores multiplicadores durante as aulas do Clube.
Ainda na data, o Núcleo de Tecnologias Educacionais apresentou os dados da evolução da rede municipal de ensino no âmbito de tecnologias educacionais, tanto na implementação do Projeto Clube de Robótica Sustentável, quanto na utilização dos Cloudbooks – laptops que funcionam com rede interligada.
Kelle Ester destaca os avanços do município em tecnologias para a educação: “Nova Andradina é referência no Estado quando se trata de recursos tecnológicos educacionais. Todas as escolas municipais possuem Cloudbook, exceto as E.M. Pingo de Gente e Brincando de Aprender, que foram reformadas recentemente e já estão recebendo esse dispositivo. O Cloudbook é um laptop usado por alunos e professores, sendo que cada criança utiliza uma máquina por vez, de maneira totalmente individualizada”, explica.
Implantado desde 2021, o Cloudbook se tornou ferramenta indispensável para professores e alunos. Renata Costa, diretora da Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, explicou os avanços na escola rural: “Alunos que antes tinham dificuldade em manter a atenção na aula, hoje conseguem absorver o conteúdo de maneira clara. Além disso, profissionais da educação têm dado prioridade ao uso dessa ferramenta, já que os resultados são impressionantes. Trazer algo tão tecnológico, munido de internet, sendo que somos uma escola rural, é emocionante”, relata a diretora.
Ainda, Renata afirmou que alunos participantes do Clube de Robótica ficam mais participativos em outras atividades, desenvolvem novas habilidades, aperfeiçoam a comunicação interpessoal, raciocínio lógico, senso crítico, dentre outros importantes pontos. O Projeto Clube de Robótica Sustentável é desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal, sendo que a iniciativa conta com 342 alunos ativos, que participam no contraturno do horário das aulas regulares.