Escola Municipal Efantina de Quadros e Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio foram as grandes vencedoras do Festival Estudantil de Trânsito

João Cláudio

Na manhã desta terça-feira (01) foi realizada a cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores do Fetran 2019 no Centro de Convenções. Nesta edição do Festival Estudantil de Trânsito foram premiadas duas unidades escolares.

João Cláudio

A Escola Municipal Efantina de Quadros ficou com o 3º lugar na categoria infanto-juvenil com a peça Era uma vez um ogro num mundo tão real. Já a Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio teve seu texto como o melhor da categoria.

Além da premiação oferecida pela Polícia Rodoviária Federal aos finalistas, o Detran, parceiro do projeto, firmou compromisso em premiar também os espetáculos classificados como forma de estímulo a participação de projetos dessa natureza. Os ganhadores receberam bicicletas e celulares.

A plataforma de autoridades foi formada pelo prefeito Gilberto Garcia, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS), inspetores Délcio Delmar Buss (chefe da delegacia da PRF em Nova Alvorada do Sul) e Fábio Sodré (chefe do Getran – Grupo de Educação para o Trânsito), representantes da Fundação de Cultura do Estado, a pedagoga Cristina Moura e a gestora de artes e cultura, Fabiana Crepaldi, representante do Detran/MS, Ivone Pereira da Cruz.

A cerimônia também foi prestigiada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Giuliana Masculi Pocrivieski, presidente da Fundação de Cultura Nova-andradinense, Ana Lúcia Ferreira Vasconcellos, vereador Airton Castro, secretários municipais Emerson Nantes Matos (finanças), Júlio Cesar Castro Marques (infraestrutura), Jailson Pfeifer (procuradoria geral), diretores, professores e alunos de escolas Fátima Gaiotto Sampaio e Efantina de Quadros.

O festival é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Detran/MS e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o evento ocorre desde 2010, tendo por objetivo promover educação para o trânsito envolvendo alunos, pais, professores e coordenadores das escolas em Mato Grosso do Sul.

Discursos das autoridades

Na cerimônia, as autoridades da Polícia Rodoviária Federal parabenizaram o governo municipal, escolas, professores, diretores e artistas, que se destacaram nesta edição do Fetran.

O inspetor Délcio Delmar Buss afirmou que Nova Andradina é merecedora de todos os prêmios conquistados. “ O município investe muito em cultura e educação, por isso, estamos sempre aqui entregando prêmios. O Fetran é um projeto de todos que colaboramos para o seu êxito e busca conscientizar as crianças e os adultos da responsabilidade no trânsito através das artes cênicas”, comentou.

João Cláudio

Em nome da equipe de educação para o trânsito e Detran, Fábio Sodré agradeceu a parceria da Prefeitura, que por vários anos abraçou o projeto.

“Somos gratos e também admiramos como conduzem não só o Fetran, mas todas as ações que o município participa. E não tem como ser diferente, quando se faz com dedicação, com garra, determinação e excelência, o sucesso é garantido. Parabéns aos professores, aos alunos talentosos. Nova Andradina se destaca porque os professores acreditam e oportunizam, junto com a administração municipal, as condições para que as coisas aconteçam”.

João Cláudio

A secretária Giuliana Masculi Pocrivieski agradeceu aos representantes da PRF pelos elogios à gestão municipal e agradeceu a todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa. “Este ano, o Fetran completa uma década, cumprindo sua missão de educar para o trânsito. No próximo ano, queremos voltar a ver nossos alunos nas escolas e essa casa cheia para as apresentações de mais uma edição do Fetran”, frisou a gestora da educação.

João Cláudio

Encerrando a solenidade, o prefeito Gilberto Garcia pediu paz no trânsito e ressaltou o papel pedagógico da PRF, Detran e demais autoridades no processo de educação para o trânsito.

“Este projeto mostra a força da educação como forma de conscientizar sobre a importância de cumprir as leis, obedecer a sinalização nas estradas e vias públicas com a finalidade de reduzir os índices de acidentes e as mortes no trânsito. Nossos agradecimentos à equipe da PRF, atores, professores, diretores e a todos que acreditam no talento dessa juventude”, declarou. E completou:

“Em Nova Andradina, com o corpo técnico que temos, conseguimos elevar o patamar da qualidade da educação. Somos a melhor educação de MS. E, onde a educação é boa, os cidadãos são melhores e serão mais conscientes da sua responsabilidade no trânsito”.

Vencedores na categoria infanto-juvenil com a peça Era uma vez um ogro num mundo tão real – Escola Efantina de Quadros

Alunos que receberam como prêmio uma bicicleta:

Adriano, Gabriela Melchior, Gabriela Farias, Maria Isabel, Manuela e Cristian.

A professora Nilceia e a colaboradora Valdirene Castro, que é a diretora adjunta da escola, também foram premiadas com uma bicicleta. Também foi entregue uma bicicleta a Escola Efantina de Quadros.

Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio

A professora Tais Bernardes, da Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio, ganhou um celular pelo melhor texto do ano de 2019. Já a Escola estadual recebeu uma bicicleta.