Com palestras e oficinas, alunos do 3º ano B aprenderam sobre “Benefícios de uma Alimentação Saudável”.

Acreditando na importância da alimentação saudável e na construção de um hábito de consumo e conservação de alimentos responsável, a Escola Municipal “Mundo da Criança” desenvolveu durante o ano letivo de 2018 o projeto “Benefícios de uma Alimentação Saudável”.

A meta de conscientizar os alunos quanto a importância de ter bons hábitos alimentares e de diminuir o desperdício de alimentos foi alcançada com sucesso. O programa interdisciplinar foi desenvolvido pela Prof.ª Janete de Andrade Souza Garcia em parceria com as coordenadoras pedagógicas Joice Gomes dos Santos e Áurea Teixeira, tendo a supervisão do diretor Wagner Périgo.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º ano B do vespertino, a partir do trabalho de seis temas: diga não ao desperdício; a importância da higienização dos alimentos; a utilização integral dos alimentos; receitas de reaproveitamento dos alimentos em boas condições; receitas de alimentação integral e cuidados com alimentos estragados.

Para o nutricionista Paulo D`Alkmin, responsável pela alimentação escolar das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, a escola tem papel fundamental na formação dos indivíduos, influenciando, sobretudo, na cultura alimentar. D’Alkmin considera primordial que nesta etapa escolar haja o aprendizado sobre uma boa alimentação, melhorando a qualidade de vida e o cotidiano dos alunos.

Para reforçar o projeto da Escola “Mundo da Criança”, Paulo D`Alkmin levou sua palestra ”Diga não ao Desperdício”, tema desenvolvido com os alunos, mostrando aos alunos o quanto esse problema prejudica a sociedade como um todo. “Desde a colheita ao armazenamento, passando pelo transporte, comercialização e o uso do alimento no lar, o desperdício impacta, negativamente, não só a economia do país, como acarreta prejuízos à saúde humana, principalmente das pessoas com estado nutricional alterado”, considerou o nutricionista.

Durante a apresentação, os alunos levantaram questionamentos junto ao profissional quanto aos benefícios da alimentação integral e as qualidades nutricionais dos alimentos. No bate-papo, as crianças contaram suas experiências e percepções sobre o desperdício dos alimentos.

Ao final do encontro, os alunos comemoraram o aprendizado adquirido com os temas desenvolvidos no projeto “Benefícios de uma Alimentação Saudável”, degustando um saboroso bolo integral de banana, receita desenvolvida pelos alunos que contaram com a competente supervisão da professora Janete.