Realizado pela segunda vez no município, evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada em oito escolas municipais de Nova Andradina: Arco-íris, Mundo da Criança, Brincando de Aprender Polo, Luis Cláudio Josué, Professor João de Lima Paes, Efantina de Quadros, Machado de Assis e Delmiro Salvione Bonin. A iniciativa teve início no dia 29 deste mês e encerrou-se nessa quarta-feira (30). No total, cerca de 942 estudantes participaram.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Nova Andradina e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.

Para Marcileide dos Santos Picoli, diretora da Escola Municipal Arco-íris, mais do que abordar o empreendedorismo, a metodologia também permitiu trabalhar a educação financeira. "Atendemos os alunos do 1° e 4° ano e tivemos como objetivo principal ensiná-los a ter consciência sobre o bom uso dos recursos financeiros e do manuseio do dinheiro. Além disso, todo o recurso adquirido com os produtos da feirinha será revertido para festa do dia do sorvete que acontece neste final de ano", revelou a diretora.

De acordo com Edna Maria Queiroz Leal, professora na Escola Municipal Luiz Cláudio Josué, localizada no distrito de Casa Verde, o JEPP possibilitou que os estudantes desenvolvessem novas habilidades. “Esse foi um projeto muito importante porque, através dele, os alunos aprenderam a trabalhar em equipe, além de ter mais foco, organização e planejamento para que conseguissem alcançar os objetivos que desejam", pontuou a docente.

Saiba mais sobre o JEPP

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.

Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

O tema é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.