Processo demonstra comprometimento em garantir o acesso e a diversidade cultural em Nova Andradina

Visando fomentar o desenvolvimento cultural em Nova Andradina, a Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais estão trabalhando na elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR).

As propostas apresentadas durante a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc, realizada no último mês, foram cuidadosamente examinadas e agora a comissão está finalizando o processo de avaliação.

Diversos editais foram considerados para promover e apoiar a diversidade cultural e a expressão artística em Nova Andradina. Entre eles, destaca-se o edital de Fomento a Ações em Áreas Periféricas, Urbanas e Rurais, destinado a promover a inclusão social e cultural de diferentes regiões e grupos. Também foi avaliado o edital de Prêmio a Agentes Culturais (Política Nacional Cultura Viva – PNCV), que visa reconhecer e premiar agentes culturais locais.

Além desses, outros editais foram analisados, como o de Ações Gerais de Fomentos a Projetos Culturais, o de Subsídio a Espaços Culturais, de Premiação a Pontos de Cultura (Grupos e Coletivos) e o de Premiação a Mestres do Saber. Cada um desses editais tem suas respectivas finalidades e contribuições para a comunidade cultural da cidade.

Após a análise e definição das propostas, o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) será elaborado e submetido ao Ministério da Cultura para apreciação. Este processo demonstra o comprometimento da comunidade em fortalecer a cultura local e garantir o acesso e a diversidade cultural em Nova Andradina.

Para mais informações, confira o relatório da Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc em anexo.