Uma das atrações será o “Cinema Rodoviário”, projeto da PRF, que busca conscientizar motoristas, crianças e adolescentes sobre como dirigir com mais segurança

Espetáculos teatrais, pedalada e cinema. A agenda desta semana está cheia de atrações culturais. A organização é da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), através da Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC).

A programação começa no dia 31 de julho, com a Pedalada Pela Vida, a partir das 8 horas. Após o término do passeio ciclístico, o Expresso Funac em parceria com a Polícia Rodoviária Federal traz o Cinema Rodoviário, projeto que busca conscientizar motoristas, crianças e adolescentes sobre como dirigir com mais segurança.

Conforme explica a presidente da Fundação, Ana Lúcia Vasconcellos o ônibus da Fundação, estilizado e adaptado para apresentações culturais, exibirá filmes educativos relacionados a infrações que se convertem em acidentes de trânsito, onde são repassadas informações sobre a necessidade de uma atitude mais responsável no trânsito.

Logo mais à noite, às 19 horas, acontece a abertura do FETRAN - Festival Estudantil Temático de Trânsito no plenário Sidney Sanches, na Câmara Municipal, com a participação de estudantes da cidade sede - Nova Andradina, e também de Bataguassu, Ivinhema e Anaurilândia, que juntas trazem 14 peças teatrais.

A cerimônia será abrilhantada com a apresentação de um musical com os alunos de canto, balé, jazz e street, da FUNAC sob a direção dos professores Alex Pires, Eunice Lucinda, Ana Paula Azevedo e Elísia Fernanda. Em seguida, os alunos da APAE, sob a direção de Wagner (Peixinho), sobem ao palco num belíssimo número de dança.

Dois espetáculos teatrais fecham o primeiro dia de festival. A primeira peça é da Escola Municipal Efantina de Quadros, com o título “Era uma vez...Um Ogro no mundo tão tão real”, sob a direção da professora Nilséia. Os alunos da Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio encerram a programação da noite com a peça “Boneca encantada”, sob a direção da professora Marciana.

Na quinta-feira, dia 1º de agosto, as peças teatrais nos horários matutino, vespertino e noturno a partir das 07h, e na sexta-feira dia 02/08 com o encerramento a partir das 13h.

Dando continuidade à semana cultural organizada pela FUNAC, na sexta-feira, dia 02/08, a partir das 19h, estarão acontecendo três apresentações:

- às 18h - espetáculo Magic com os alunos da APAE sob a direção de Wagner (Peixinho);

- às 19h - uma apresentação do Coral sob a direção de Sérgio Cardonha Júnior, professor Licenciado em Música; e

- às 20h - apresentação de dança com a professora Elísia Fernanda e alunas da FUNAC.

No sábado, a partir das 18h, é a vez das crianças do corpo de balé da professora Ana Paula Azevedo mostrarem sua graça e talento no palco montado no plenário da Câmara Municipal pelo governo municipal com o intuito de contemplar os diversos grupos que movimentam a cultura local.

A semana recheada de atrações será encerrada com a exibição da peça “Uma Bruxinha Nada Boba, do grupo de teatro É TUDO NOSSO, sob direção, adaptação e releitura da professora Thaís Bernardes.