Solenidade será prestigiada por familiares de autistas e profissionais que com eles trabalham, lideranças políticas e servidores municipais, dentro das atividades realizadas na Semana do Autismo 2022

A Fundação Nova-andradinense de Cultura promove nesta terça-feira (05), às 18 horas, a abertura do Espaço Sensorial dedicado a crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista, no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa.

O ambiente, repleto de texturas, cores, imagens e odores leva o visitante a novas sensações e experiências. Foi sonhado e idealizado com muito carinho para receber famílias e crianças, proporcionando lazer e entretenimento para as crianças se sentirem bem à vontade para brincar, se divertir e explorar várias percepções.

“Esse projeto brilha aos nossos olhos e traz muita satisfação ao coração. Toda a equipe da FUNAC pôs a mão na massa para ampliar a programação da Semana do Autismo, contribuindo de alguma forma com essa valorosa ação. Criamos esse ambiente pensando em estimular as famílias a saírem com seus filhos, porque Lugar de Autista é em todo Lugar. Que de fato, esse lugar, seja de alegria, descontração e descobertas para todos que usufruírem dele”, reforça Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, agradecendo todo apoio da SEMEC, NUMESP E COGECOM.

A solenidade será prestigiada por familiares de autistas e profissionais que com eles trabalham, lideranças políticas e servidores municipais, dentro das atividades realizadas na Semana do Autismo 2022, numa iniciativa da professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Nova Andradina, Alessandra Bertasi Nascimento, que ministra aula no curso de história e também é mãe de autista.

Outras ações já realizadas em Nova Andradina dentro da Semana do Autismo

Com o propósito de promover visibilidade sobre a pessoa diagnosticada com autismo, seus direitos, conquistas e potencialidades, familiares de autistas se fizeram adesão à campanha nacional “Lugar de Autista é em Todo Lugar”, articulada pela Revista Autismo e Instituto Maurício de Sousa. A Prefeitura de Nova Andradina, através das Secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Esporte, apoia a todas as ações realizadas.

O tema do autismo ganhou repercussão a partir de 2018, com a chegada da estagiária Gisele Akutsu, que hoje atua como funcionária municipal na área da saúde. A profissional foi designada para trabalhar com um aluno autista na Escola Municipal Arco Íris. Desde então, começou a pesquisar e ler sobre o assunto.

Apoiada pela mãe do aluno, Rafaele Aparecida Medeiros Vieira, ambas confeccionaram panfletos em preto e branco e realizaram uma pequena ação no semáforo da Praça do Museu, com apoio de algumas pessoas autistas e alunos da APAE, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorre no dia 2 de abril.

Em 2019, Gisele conseguiu patrocínio na Câmara Municipal para panfletos e, junto com Rafaele, produziu lacinhos azuis e fez a segunda panfletagem.

Em 2020, os vereadores renovaram a sua contribuição, mas a pandemia impediu a ação. A ação foi retomada em 2021 de maneira tímida devido as limitações impostas pela Covid-19 e ganhou maior proporção neste ano, com a ampliação do projeto de extensão *Pessoa autista e familiares: eu apoio", idealizado pela professora Alessandra Bertasi Nascimento, que ministra aula no curso de história na Universidade Federal e também é mãe de autista.

A chegada da professora em Nova Andradina, por meio de suas vivências práticas com o filho, percebeu a necessidade de conscientização da sociedade Nova-andradinense. Sempre apoiada por familiares de autistas e profissionais que com eles trabalham, em 2022 as parcerias se ampliaram. A criação deste Espaço Sensorial pela Funac, deu ainda maior dimensão ao projeto.

Serviço

O Espaço Sensorial ficará aberto até o final deste mês de abril, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h.