A Carteira do Artesão permite o acesso às feiras, editais, acesso à comercialização de produtos na Casa do Artesão, entre outros benefícios

Neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através da Fundação Nova-andradinense de Cultura promove atividades para atender as demandas dos artesãos locais. Acompanhe e aproveite essas oportunidades!

De segunda a sexta-feira, de 20 a 24 de junho, será ministrada a oficina de modelagem e acabamento em cerâmica, nas dependências do Centro de Convenções.

A oficina técnica de capacitação faz parte do Projeto Artesania, desenvolvimento pelo governo de Mato Grosso do Sul em parceria com os municípios. A ação visa melhorar o conhecimento dos artesãos no manejo das técnicas artesanais e, posteriormente, fazer com a atividade se torne uma fonte local de trabalho e renda sustentável.

Em muitas cidades, o Artesania/MS tem contribuído com a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados para se colocarem no mercado competitivo. Em Nova Andradina, o projeto foi viabilizado através da diretora presidente da Funac, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, que atuou junto Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais.

“Para as aulas práticas será necessário a fabricação/montagem de um forno, que ficará de forma permanente no prédio do Museu, para uso dos artesãos. A proposta é proporcionar uma experiência com a argila, explorando vários temas e técnicas de modelagem para que possam se familiarizar com a prática manual”, explica Ana Lucia.

O forno é utilizado na etapa final do processo. A primeira etapa é a execução do projeto, depois a secagem e, finalmente, a queima do objeto. Todas estas etapas são importantes para que uma peça consiga passar por todas as transformações físicas e químicas sem acidentes.

Cadastramento e Recadastramento dos Artesãos Locais

No último dia da oficina, dia 24, a equipe técnica da FCMS realiza o re/cadastramento dos artesãos locais, das 13h às 15h, para a confecção da Carteira do Artesão.

Para efetuar o cadastramento ou recadastramento, o artesão deverá, obrigatoriamente, comparecer ao local munido de alguns documentos:

• RG e CPF original;

• Comprovante de residência;

• 01 (uma) foto 3x4 recente;

• 01 (uma) peça pronta do produto artesanal a ser cadastrado;

• 01 (uma) peça a concluir do produto artesanal a ser cadastrado para breve demonstração (demonstrar no máximo três técnicas diferentes).

A Carteira do Artesão rende alguns benefícios: Permite comercialização com emissão de Nota Fiscal, desde que seja através do CEA – Cadastro Especial de Artesão, acesso às feiras, editais, acesso à comercialização na Casa do Artesão, direito à filiação às entidades de artesãos, possibilita ao mestre-artesão ministrar oficinas.

Esclarecemos que, no caso de renovação da carteira, o artesão deverá apresentar somente o RG e CPF originais e uma foto 3x4 recente. Caso deseje adicionar nova(s) técnica(s) à carteira, faz-se necessário apresentar a peça pronta e demonstrar a produção de cada item a ser acrescentado. O SICAB permite o cadastro de no máximo três técnicas, por artesão.