A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael) divulgou, no início desta semana, a Tabela dos Jogos Escolares de Nova Andradina na modalidade de futsal.
Trinta e três times participam a competição estudantil, em 4 modalidades. Na categoria infantil, são 6 equipes no feminino e outras 8 no masculino. No juvenil, 7 equipes se enfrentam no feminino e 12 no masculino.
As partidas começam a ser disputadas nesta quinta-feira, 4 de outubro, às 8 horas, no Ginásio Municipal de Esportes. No jogo de abertura, os alunos da Escola Estadual Padre Anchieta enfrentam a equipe da Escola Municipal João de Lima Paes.
Na segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de outubro, a competição segue com os jogos classificatórios. No dia 22, dia da abertura oficial do Jena, começam as partidas eliminatórias, com a disputa das quartas-de-finais. As quatro equipes melhores classificadas se enfrentam na semifinal no dia 23. A grande final acontece na quarta, dia 24.
Segundo o diretor de eventos da Funael, Joari Martins, houve a necessidade de antecipar o futsal devido ao grande número de equipes inscritas. “Em três dias não teríamos condições de promover tantos jogos. Então, daremos o ponta pé inicial nesta quinta, dia 4 de outubro. Contudo, oficialmente, a competição começa no dia 22, com a participação de 800 atletas”, explica o diretor.
Abertura oficial dos Jogos Escolares de Nova Andradina está marcada para o dia 22
Na segunda-feira, dia 22 de outubro, acontecerá a abertura oficial dos Jena (Jogos Escolares de Nova Andradina) com a presença de autoridades e delegações das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino.
Nesta data, começam a ser disputadas as demais modalidades esportivas: voleibol, vôlei de areia, basquetebol basquete 3x3, tênis de mesa, damas e xadrez.
Para o diretor presidente da FUNAEL, William Moraes, o maior legado dos Jena é a revelação de talentos e a inserção social dos adolescentes e jovens através do esporte.
“Grandes atletas do cenário nacional foram revelados nos jogos escolares que acontecem em todo país. Muitas vezes, é primeira experiência da criança no esporte. Por isso, temos que incentivar a prática esportiva e ensinar que é necessário conviver com as vitórias e derrotas, elas fazem parte do nosso dia a dia”, declara William.