Prefeito e autoridades percorreram os stands para conhecer os 87 trabalhos científicos expostos durante da 7ª edição da Fecinova

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia prestigiou na tarde de ontem (02) a solenidade de abertura da 7ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com apoio do governo municipal no Tatersal de Leilões.

João Cláudio

O evento reúne trabalhos científicos produzidos por estudantes da região e faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, realizada em dez municípios simultaneamente. A visitação à Fecinova é aberta a todos os interessados.

A edição de 2018 da Fecinova marca recordes no número de trabalhos aprovados e de municípios participantes. Serão expostos 87 trabalhos, sendo 31 do ensino fundamental e 56 de ensino médio e técnico integrado, maior número da história da feira. Este ano, cinco municípios apresentam projetos: Batayporã, Taquarussu, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, além de Nova Andradina.

João Cláudio

Em seu discurso, Garcia ressaltou a importância das feiras para a descoberta de novos talentos na área de ciência e da tecnologia. “É uma importante ação de incentivo à inovação e ao empreendedorismo, que ajuda a desenvolver as potencialidades e contribui para a autoestima dos alunos”, comentou.

Após a abertura, o prefeito e demais autoridades presentes percorreram os stands para conhecer os trabalhos científicos expostos e se surpreendeu com a gama de projetos teóricos e práticos voltados a preservação e conscientização de recursos naturais, destinação de materiais recicláveis, lixo orgânico, degradação do solo, uso de tecnologia no campo (milho, hidroponia, hortas, entre outros), questões sociais como a violência contra a mulher rural, impacto do bulling e ciberbulling na dinâmica escolar e social, trânsito seguro, entre outras ideias inovadoras como a criação de um carregador de celular eólico e de uma vassoura elétrica reciclável.

Autoridades presentes

Acompanharam a cerimônia também, o coordenador pedagógico, Euzébio de Souza, representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o vereador Vailton Sordi (Amarelinho), diretor geral do IFMS, Claudio Sanávria, presidente da Fecina, Ricardo Pini, gerente da UEMS-NA, Sonner Arufx de Figueiredo, o secretário de finanças, Emerson Nantes Mattos, diretores de escolas, alunos e os componentes da Banda de Percussão da Escola Municipal Efantina de Quadros.

Premiação

Durante a Feira, os trabalhos serão analisados por comissões avaliadoras compostas por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos.

O encerramento da Fecinova ocorrerá na sexta-feira, 5, a partir das 8 horas, com a cerimônia de premiação, na Câmara Municipal. Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação, que deve ser retirado no Campus Nova Andradina.