Delegações de 14 escolas públicas e particulares participam da competição escolar até a próxima quinta-feira, dia 14 de novembro

Foto: William Gomes

O Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigaglia foi o palco escolhido para a abertura da 25ª edição dos Jogos Escolares de Nova Andradina. A vibração veio dos atletas das 14 escolas públicas e particulares que participam da competição escolar.

A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), com a presença do prefeito Gilberto Garcia, vice-prefeito Nenão, vereadores Amarelinho (presidente da Câmara), João Dan, Airton Castro e Deildo Piscineiro. Também prestigiaram o evento, o secretário Fábio Zanata, professores e diretores de escolas.

Os estudantes disputam modalidades coletivas e individuais como o futsal, voleibol, vôlei de areia, badminton, xadrez e tênis de mesa. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte por meio da Funael (Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer), os jogos seguem até a próxima quinta-feira, dia 14 de novembro.

A solenidade foi abrilhantada com a participação da Banda Municipal Getúlio Vargas e as alunas de ginástica rítmica da escola estadual Brás Sinigaglia, de Batayporã. Dentro do ritual de abertura, o momento mais aguardado foi o juramento dos atletas.

Foto: William Gomes

Fábio Zanata disse que a competição é uma oportunidade para os alunos colocarem em quadra tudo o que aprenderam durante o ano todo. “Esporte é dedicação, respeito, disciplina e muito suor. A gente aprende que não pode desistir até o último segundo. Mas, o fundamental é manter o fair play, ou seja, praticar o jogo justo, jogar limpo, manter espírito esportivo. Que vença o melhor”, declarou o titular da pasta de esporte.

Foto: William Gomes

Nenão parabenizou o prefeito Gilberto Garcia pelo apoio que tem dado ao esporte desde o início do seu mandato, em 2017. “Nós viemos com este compromisso de realização, de incentivo ao esporte. Aqui tem esporte o ano inteiro, competições de pequeno e grande porte. Por isso, Nova Andradina se posiciona no Estado como uma cidade que cuida do esporte. Parabéns a equipe da Funael, ao secretário Zanata e ao governo municipal, pois aqui o esporte acontece”, frisa o vice-prefeito.

Foto: William Gomes

Num clima de muito calor, o prefeito Gilberto falou em poucas palavras que este “é um evento que promove a integração entre os jovens, que une esporte e educação, então, que possamos aproveitar a oportunidade para fazer amizades, para torcer pelos amigos e praticar esportes, honrando o nome das instituições de ensino e mantendo o verdadeiro sentido de esporte”, comentou, ao declarar aberto os JENA.

As escolas campeãs em cada modalidade avançam para a etapa estadual.