Com as melhores notas de MS, Escolas municipais voltam a liderar ranking da educação nas séries iniciais e finais

Foto: arquivo

A Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina conquistou pelo segundo biênio consecutivo (2017 e 2019) o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas municipais das 79 cidades do estado de Mato Grosso do Sul.

As unidades de ensino da rede municipal obtiveram as melhores notas e ocupam o mais alto patamar nos dois rankings do ensino fundamental público de 2019, ou seja, o município apresenta o melhor desempenho na educação básica de todo estado, tanto nos anos iniciais (1º a 5º ano) quanto nos anos finais (6º a 9º ano), superando as metas projetadas pelo governo federal.

Foto: arquivo

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) e são de antes da pandemia do novo coronavírus. O IDEB é o principal medidor de qualidade da educação brasileira e leva em conta o desempenho dos alunos em provas de Matemática e Português no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e índices de aprovação e evasão.

Divulgação SEMEC

De acordo com o demonstrativo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), Nova Andradina manteve o 1º lugar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com nota de 7,1 e 6,2, respectivamente.

No ranking geral do estado de Mato Grosso do Sul, nas redes municipais de ensino, nos anos iniciais, entre as 6 melhores escolas municipais estão 4 escolas pertencentes ao município de Nova Andradina. São elas: EM Pingo de Gente com a nota 8,2, EM Prof. João de Lima Paes com a nota 7,3, EM Mundo da Criança com a nota 7,2, e EM Arco-íris Polo com a nota 7,2 (veja o quadro abaixo).

Divulgação SEMEC

Já entre as escolas, onde foram avaliados os anos finais, a Escola Municipal João de Lima Paes obteve o melhor desempenho do Estado de MS, atingindo nota 6,4. Também aparece entre as 6 melhores notas, a Escola Municipal Efantina de Quadros, com nota 6,0, no IDEB 2019.

Mais informações

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Saeb - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.