520 atletas de 21 municípios situados em 3 estados brasileiros fizeram inscrições para a seletiva. Em ato solidário, foram arrecadados alimentos não perecíveis.

João Cláudio

Representantes do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina inauguraram neste sábado (26) o núcleo de captação de atletas em Nova Andradina. O polo é o quarto do time gaúcho, atual campeão da Libertadores no Brasil e reforça ainda mais a “fama” da Cidade Sorriso como celeiro de revelação de novos talentos para o futebol.

Nessa parceria com o Núcleo de Captação do Grêmio, a Prefeitura, por meio da Funael irá ceder a estrutura do Andradão para os treinamentos e seletivas. Os coordenadores do Grêmio serão responsáveis pela disponibilização de profissionais e materiais de uso.

De acordo com o supervisor de avaliação e captação, Paulo Araújo, Nova Andradina foi escolhida pelo Grêmio para sediar o núcleo por sua posição estratégica. “A região é pouco explorada e tem muito a oferecer, uma vez que, não muito distante, outros jogadores também foram descobertos pelo tri campeão da América, como Lucas Leiva, que em seu auge chegou à seleção brasileira e mais tarde jogou em grandes clubes da Europa”, analisa.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Fabio Zanatta, a presença do núcleo de captação deve fortalecer o apoio do Governo Municipal aos campeonatos locais. “Esperamos realizar a Copa Ercílio Mendes Carreira em janeiro e continuar incentivando esse futebol de base, muito importante para o futuro desses meninos”, comentou.

Após a solenidade de abertura com a participação dos vereadores Airton Castro, Vailton Sordi (Amarelinho) e Ricardo Lima, atletas e do público em geral, foi realizada a primeira observação de atletas, onde três integrantes da base do Imortal avaliaram os jovens talentos do município nascidos entre 2001 e 2009.

Participaram da seletiva, 520 jovens inscritos de 21 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, que, num ato de solidariedade doaram alimentos não perecíveis. Ao final, foram aprovados 17 atletas para núcleo de captação e 7 aprovados para fazer avaliação em Porto Alegre RS.

João Cláudio

Talentos já revelados e interesse na Cidade Sorriso

A coordenação do novo núcleo está a cargo do professor Joari Martins, que esteve em Porto Alegre acompanhado dos professores William Moraes e Pedro Trotta, onde foram convidados para visitar as estruturas dos CT´s Eldorado e Cristal, localizados em Porto Alegre, tendo acesso à metodologia de treinamentos, os quais serão postos em prática durante as atividades de captação.

“A cada 15 dias, haverá atividades do Núcleo, de acordo com a metodologia do Grêmio. Para a cidade, esses eventos movimentam a economia, ao atrair não apenas os atletas como também seus pais e familiares, que os acompanham na realização do sonho de se tornarem jogador de futebol profissional”, comenta Joari Martins, diretor de eventos da Funael.