Exposição "Traços da Alma" celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro

Fotos: William Gomes

Em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, a Prefeitura de Nova Andradina, na pessoa do prefeito Gilberto Garcia, tem a honra de lançar a exposição "Traços da Alma" da artista nova-andradinense Maria Aparecida Maura, ou, simplesmente, Maura Mam.

Os lindos trabalhos desenvolvidos na Apae de Nova Andradina também poderão ser vistos na exposição montada no hall de entrada do Paço Municipal. A cerimônia de abertura acontecerá nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 8 horas, com a presença do prefeito Gilberto Garcia, autoridades municipais e representantes da Apae.

Fotos: William Gomes

As telas expostas exprimem o brilhantismo e a superação de quem encontrou inspiração em Deus e na arte para encontrar a felicidade. Muito querida e admirada pela comunidade, Maura Mam aos poucos vai conquistando o seu espaço nas artes plásticas e na produção literária: Maura Mam está prestes a publicar seu livro de poesias, com três volumes.

A má formação congênita, que atingiu a chamada "Geração Talidomida", não impediu que Maura Mam realizasse o sonho de se tornar pintora e agora, escritora. Muito além disso, não foi obstáculo para que a nova-andradinense tivesse suas obras expostas mundo afora. As limitações decorrentes das más formações congênitas, que impediram a formação normal do braço esquerdo e da mão direita de Maura, são minimizadas por ela, que acredita apenas corresponder a um dom com naturalidade. “Creio que a pintura foi um dom que Deus me deu, então, o que eu faço é isso, é exercer o dom que Deus me deu. Essas dificuldades não me impedem de pintar. Não impedem que eu exerça o dom que Deus me deu”, disse.

Influenciada pela família de alemães e italianos, as pinceladas da artista começaram a ganhar forma e estilo a partir dos cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Nova Andradina, através do então Departamento Municipal de Cultura. O principal reconhecimento da carreira, até agora, está na exposição de suas telas nos 19° e 20° Circuitos Internacionais de Arte Brasileira, evento organizado pela diretora do College Arte e promotora cultural Iolanda Gontijo, com o apoio da Embaixada do Brasil na Inglaterra.

Fotos: William Gomes

Maura Mam é aposentada do serviço público municipal, tendo colaborado, dentre vários setores, no antigo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e na Junta Militar. Somada à Arte Plástica, a nova-andradinense hoje se dedica a lançar seu livro de poesias, ao mesmo tempo em que cursa o 4° período da faculdade de Artes Visuais na UniCesumar.

A exposição segue até o dia 27 de setembro, no hall de entrada do Paço Municipal. Prestigie!