O Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Sousa” foi palco de um evento extraordinário na última semana. A Mostra Científica, promovida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), reuniu alunos, educadores e entusiastas da ciência em um encontro enriquecedor e inspirador.
A Mostra Científica, organizada pelo professor Edmilson Souza, destacou o potencial da pesquisa e inovação na educação, apresentando de forma interativa e divertida, teorias e conceitos científicos envolvendo Matemática, Robótica e Astronomia.
A iniciativa teve como objetivo estimular o interesse pela ciência e tecnologia, permitindo ao público visitante um passeio por diferentes ilhas temáticas com a mediação de monitores, mas sobretudo preservando o conceito de interação com os recursos em exposição.
O evento contou com uma variedade de apresentações e exposições que exploraram temas de Geometria Plana, Sólidos Geométricos, Operações de adição e multiplicação, Ângulos, Simetria, Fractais e a Robótica. Ocasião em que os acadêmicos e professores da UEMS tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos e descobertas.
O gerente da UEMS, campus de Nova Andradina, professor Sonner Arfux de Figueiredo, afirmou que a Mostra Científica proporcionou uma experiência de aprendizado rica e diversificada para todos os presentes. “Esse evento desempenhou um papel fundamental na promoção do ensino e do aprendizado em um espaço não formal de educação, ou seja, proporcionou discutir ciência e tecnologia para além dos muros escolares e universitários”, destacou.
A coordenadora das ilhas temáticas, professora Kátia Guerchi Gonzales, acrescentou que nos espaços os estudantes puderam explorar e aprender sobre uma variedade de tópicos. “Trabalhamos com conteúdo diversos em que houve aprendizado prático, engajamento do público, promoção científica, troca de experiências, inspiração e descoberta, além de variedade de formatos e temáticas que permearam cada ilha”, pontuou.
Um diferencial do evento foi o Planetário da UEMS instalado no local, que gerou empolgação aos visitantes devido os conteúdos exibidos com a projeção hemisférica de 360 graus, permitindo a sensação de imersão no ambiente espelhado virtualmente. Os temas garantiram uma viagem por uma montanha russa em pleno meio urbano até os confins do sistema solar e a importância da preservação da vida e do planeta Terra.
A parceria entre UEMS e SEMEC foi elogiada por muitos participantes, demonstrando o compromisso de ambas as instituições em promover a excelência educacional e preparar os jovens para um futuro cada vez mais orientado pela tecnologia e pela pesquisa.
Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Giuliana Masculi Pokrywiecki, a Mostra Científica trouxe uma atmosfera de entusiasmo pela ciência, destacando o papel fundamental da pesquisa e da inovação na formação de futuros líderes. “Esse evento reforça a importância de investir em educação e na próxima geração de cientistas e inovadores”, afirmou.
Toda a programação foi elaborada e executada com a participação de estudantes e docentes da UEMS, como forma de incluir o município de Nova Andradina na rota das atividades da XX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre anualmente durante o mês de outubro em todo território nacional, envolvendo a comunidade científica e as diferentes instâncias de educação básica e superior do país.