Nova Andradina se posiciona como referência no Mato Grosso do Sul ao dar um passo decisivo para a estruturação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer. Na noite desta quinta-feira (27), uma audiência pública lotou o plenário da Câmara Municipal, reunindo esportistas de diversas modalidades, autoridades e especialistas para debater estratégias e alinhar o município às diretrizes da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023).
O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL) em parceria com o Legislativo, foi proposto pelos vereadores Willian Moraes, Josenildo Ceará e Dito Machado. A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito Dr. Leandro Fedossi, do secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Wagner Perigo, do presidente da FUNAEL, Joari Martins, do presidente da Câmara Fábio Zanata, do vereador Willian Moraes, além de representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), professora doutora Fabiane Macedo, e da Fundesporte, Roger Regiori, que reforçaram o compromisso do Estado com a iniciativa.
Em sua fala, o prefeito Dr. Leandro destacou a importância do debate para impulsionar o setor. “O esporte tem crescido em Nova Andradina nos últimos anos e queremos avançar ainda mais. Estamos investindo na construção de quadras nas praças e queremos consolidar essa estrutura criando a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, garantindo um orçamento próprio para fomentar ainda mais o setor”, afirmou o chefe do Executivo.
O propositor Willian Moraes ressaltou a necessidade de um planejamento sólido e participativo. “Provocamos essa audiência para que juntos possamos construir um futuro melhor para o esporte e lazer. Precisamos debater e aproveitar o conhecimento dos especialistas para criar um sistema eficiente e inclusivo para Nova Andradina”, pontuou.
Um dos momentos mais marcantes foi a palestra do professor doutor Rodrigo Terra, idealizador do Sistema Campo-grandense de Esportes, que apresentou modelos de gestão já implementados em algumas capitais brasileiras e os componentes essenciais para a estruturação de um sistema municipal eficaz.
Após a explanação, o público teve a oportunidade de fazer perguntas e contribuir com sugestões, consolidando um debate participativo sobre o futuro do esporte na cidade. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Arion Aislan e dos vereadores Gabriela Delgado e Alemão da Semente.
O próximo passo será a formulação de propostas concretas para a criação do sistema, tornando Nova Andradina referência na organização e fortalecimento do esporte municipal.