Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Escuta para elaboração do Plano Municipal de Cultura promove diálogo entre classe artística e órgãos culturais para definição de metas estratégicas

Cb image default
Divulgação

Nova Andradina deu um importante passo na construção de suas políticas culturais ao realizar a primeira escuta pública para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). A iniciativa foi uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), por meio da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), e o Conselho Municipal de Políticas Culturais(CMPC)

Realizado na noite da última segunda-feira (17), o encontro reuniu membros da classe artística local com o objetivo de aprovar as diretrizes para a construção do PMC. Ana Lúcia Vasconcelos, diretora-presidente da FUNAC, enfatizou a relevância do plano na sistematização e fortalecimento das políticas culturais da cidade.

"O Plano Municipal de Cultura é fundamental para estruturar as políticas culturais em Nova Andradina. Ele integra uma iniciativa abrangente que inclui o Sistema Municipal de Cultura, composto pelo planejamento do PMC, o Conselho Municipal de Cultura como órgão fiscalizador, e mecanismos de fomento, como o Fundo Municipal de Cultura”, explicou Ana Lúcia.

Novas escutas públicas serão realizadas, e as metas aprovadas durante essas sessões serão analisadas pela comissão de elaboração do PMC. Esta comissão irá preparar uma minuta do plano, que será apresentada em um segundo momento para aprovação pelos artistas locais, antes de ser enviada ao Prefeito e posteriormente à Câmara Municipal de Vereadores.

Cb image default
Divulgação

Ana Lúcia destacou ainda a importância da participação ativa da comunidade artística para garantir que as políticas culturais reflitam as necessidades e aspirações do setor. “A colaboração da classe artística é fundamental para o sucesso do PMC, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas e integradas ao planejamento cultural da nossa cidade”, sublinhou.

A escuta pública marca o início de um processo colaborativo que visa fortalecer e promover a cultura em Nova Andradina.