Encontro ocorrerá nesta segunda-feira (17) e busca reunir propostas para fomentar políticas culturais no município

Para garantir que a cultura assuma um papel central nas próximas páginas da história de Nova Andradina, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), por meio da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC) e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), promove uma escuta pública nesta segunda-feira (17). O objetivo é reunir propostas e ideias que servirão de base para a construção do Plano Municipal de Cultura (PMC).

O encontro ocorrerá no Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Sousa”, a partir das 19h30, e pretende reunir artistas, produtores culturais, fazedores de cultura e todos os interessados na valorização cultural de Nova Andradina.

O Plano Municipal de Cultura será um instrumento crucial para organizar, regular e orientar a execução da política cultural da cidade. Além disso, o plano visa implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC), podendo ter uma duração estimada de 10 anos ou ser plurianual (4 anos), com revisões anuais ou bienais.

A iniciativa busca planejar e implementar políticas públicas de curto, médio e longo prazo para proteger, fomentar e promover a diversidade cultural do município. A consulta pública para a construção do PMC é aberta a todos os profissionais do setor artístico e cultural e será um momento importante para a elaboração da minuta do plano. Posteriormente, haverá uma audiência pública para a aprovação do documento do Plano Municipal de Cultura, juntamente com a minuta da Lei de Criação do Sistema Municipal de Cultura.

A iniciativa demonstra o compromisso de Nova Andradina com o fortalecimento e a valorização de sua cultura, garantindo que a cidade continue a ser um polo de diversidade e expressão artística.