Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Carteira do Artesão permite o acesso às feiras, editais, acesso à comercialização de produtos na Casa do Artesão, entre outros benefícios

Cb image default
Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 24, a equipe técnica da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) estará em Nova Andradina para realizar o re/cadastramento dos artesãos locais, das 13h às 15h, para a confecção da Carteira do Artesão.

A Carteira do Artesão rende alguns benefícios: Permite comercialização com emissão de Nota Fiscal, desde que seja através do CEA – Cadastro Especial de Artesão, acesso às feiras, editais, acesso à comercialização na Casa do Artesão, direito à filiação às entidades de artesãos, possibilita ao mestre-artesão ministrar oficinas.

Cb image default
Divulgação

No caso de renovação da carteira, o artesão deverá apresentar somente o RG e CPF originais e uma foto 3x4 recente. Caso deseje adicionar nova(s) técnica(s) à carteira, faz-se necessário apresentar a peça pronta e demonstrar a produção de cada item a ser acrescentado. O SICAB permite o cadastro de no máximo três técnicas, por artesão.

Para efetuar o cadastramento ou recadastramento, o artesão deverá, obrigatoriamente, comparecer no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza, munido de alguns documentos:

Cb image default
Divulgação

• RG e CPF original;

• Comprovante de residência;

• 01 (uma) foto 3x4 recente;

• 01 (uma) peça pronta do produto artesanal a ser cadastrado;

• 01 (uma) peça a concluir do produto artesanal a ser cadastrado para breve demonstração (demonstrar no máximo três técnicas diferentes).

Encerramento da oficina de modelagem e acabamento em cerâmica

Nesta mesma data haverá encerramento da oficina de modelagem e acabamento em cerâmica.

A oficina técnica de capacitação faz parte do Projeto Artesania, desenvolvimento pelo governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o município de Nova Andradina.

A ação visa melhorar o conhecimento dos artesãos no manejo das técnicas artesanais e, posteriormente, fazer com a atividade se torne uma fonte local de trabalho e renda sustentável.