Em duas noites, o evento será realizado no Centro de Convenções nos dias 16 e 17, às 20 horas.

Como forma de incentivo à arte, cultura e o entretenimento, a prefeitura, através da SEMEC/FUNAC, realizará o “I Concerto Lírico de Natal de Nova Andradina”.

O evento pretende divulgar a música de concerto em duas noites de apresentações de árias de ópera e de canções natalinas ao estilo “Piano e Voz”. A apresentação consistirá de solos, duetos e músicas com harmonização de vozes. Será realizado no Centro de Convenções de Nova Andradina, nos dias 16 e 17 de dezembro (quinta e sexta-feiras) às 20 horas.

À frente do concerto estão os cantores Olibário Neto e Sérgio Cardonha Junior (moradores de Nova Andradina. Já a organização está a cargo da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), e será apresentado por quatro cantores líricos (três tenores e uma soprano) e um pianista.

A música de concerto, também conhecida popularmente como música clássica ou música erudita, abrange um amplo período que vai do século IX até o presente. Apesar de sua relevância histórica e importância atual em diversos países, ela não é bem difundida no Brasil, especialmente em cidades menores do interior.

O elenco será formado por músicos com graduação e doutorado nas principais universidades do país. Abaixo seguem as qualificações dos membros do elenco:

Clóvis Português: Graduando em Música com habilitação em Canto Lírico pelo Instituto de Artes – UNICAMP sob orientação do Prof. Dr. Angelo José Fernandes vem desenvolvendo intensas atividades como solista, professor de canto e preparador vocal de coros, destacando o Coral UNICAMP Zíper na Boca, entre outros. Integrante do Coro Contemporâneo de Campinas desde 2015, atua como coralista e ensaiador do naipe de tenores. Realizou como solista a Missa Afro-Brasileira de Batuque e Acalanto de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Como estudante do Ópera Estúdio Unicamp, atuou como Monostatos na ópera A Flauta Mágica de Mozart. Vem dedicando seus estudos à pedagogia do canto e ao piano colaborativo.

Maurício Valer: Bacharel em piano erudito pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), participou de importantes masterclasses, tendo sido orientado por renomados pianistas. Em 1997 participou do “Curso de Música Clássica” no Conservatório Tchaikovsky em Moscou – Rússia, onde se apresentou no recital de encerramento. Possui mais de dez prêmios em concursos de piano nacionais e internacionais. Em 2006 apresentou-se junto à Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, sob a regência do maestro Benito Juarez, executando a Sinfonia dos Salmos, de Igor Stravinsky. Atualmente, dedica-se à música de câmara e integra a Orquestra e Coral Del Chiaro Campinas

Olibário Neto: Doutor em Ciências de Computação, tem na música uma de suas paixões. Estuda canto lírico desde 2017, sendo atualmente orientado pelo experiente barítono Marcos Fernandes, cantor da Cia de Ópera em São Paulo- SP. Integrou o Coro da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos – SP, em que atuou como solista na obra Oratorio de Noël, de Camille Saint-Saëns. Em 2018, participou de uma masterclass com o barítono italiano Davide Rocca.

Rebeca Oliveira: é licenciada em Música e Bacharela com habilitação em Canto Lírico sob orientação do Prof. Dr. Angelo José Fernandes pela UNICAMP. Atua no Coro Contemporâneo de Campinas desde 2014 sob regência de Angelo Fernandes, participando como coralista e solista do naipe de sopranos. Como membro do Ópera Studio da UNICAMP participou da Flauta Mágica - W. Mozart no papel de Primeira Dama, Flora em La Traviata de G. Verdi, Lauretta em Gianni Schicchi, de G. Puccini e Adele, em Die Fledermaus de J. Strauss.

Sérgio Cardonha Júnior: Músico pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro e solista do Coral da USP de São Carlos no ano de 2018. Cantou no Madrigal UFSCar, em que também foi preparador vocal do grupo coral Vivo Canto. Solista na obra Oratorio de Noël, de Camille Saint-Saëns, apresentado com o coro da USP. Atualmente, integra o Coro Contemporâneo, Coro de Câmara e o Ópera Studio da UNICAMP, além de atuar como professor de canto.