João Cláudio

Foi realizado na última terça-feira (11), no auditório do Paço Municipal, o Seminário Regional de encerramento do Programa Mais Alfabetização com a participação da Rede Municipal e Estadual de ensino de Nova Andradina e Anaurilândia.

A realização é da Secretaria Estadual de Educação (SED/MS) por meio da Coordenadoria Regional de Educação CRE-9, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC).

O evento teve como objetivo apresentar o desenvolvimento das ações realizadas nas escolas que aderiram ao PMALFA – Programa Mais Alfabetização, no decorrer desse ano letivo pelos professores e assistentes de alfabetização, por meio de relatos das práticas pedagógicas, trocas de experiências, registros, avanços e desafios com materiais produzidos a partir dos estudos e propostas de trabalho do PMALFA.

João Cláudio

Para o secretário Fábio Zanata, “momentos como o que vivemos nesse seminário são importantes para falar sobre educação com aqueles que fazem o dia a dia das escolas. Não há nada que precisamos fazer para melhorar a educação que não passe pelos professores e demais profissionais que atuam na área e sabem da realidade do aluno e da escola”, avalia o gestor municipal da educação.

João Cláudio

O prefeito anfitrião, Gilberto Garcia, afirmou que a educação é o carro chefe do governo municipal e parabenizou professores e auxiliares. Para ele, os recursos sempre estão aquém das necessidades, mas a dedicação e a garra dos profissionais da educação vencem todas as expectativas de fracasso.

“O carinho, respeito dos professores, auxiliares e administrativos são fundamentais no processo educacional e vejo esse comprometimento nos nossos profissionais, capacidade de transformar vidas. Por isso, Nova Andradina alcança inúmeros prêmios e se destaca no IDEB. Uma criança bem alfabetizada tem uma visão mais periférica de mundo e está mais preparada para enfrentar os desafios”.

Também fizeram parte da mesa de trabalhos, a coordenadora regional do PMALFA, Vânia Aparecida de Almeida Baggi, e a coordenadora regional de Educação (CRE-9), Silvia Maria dos Santos, representante da SED/MS e a coordenadora municipal Maria Solange Oliveira.

Durante a abertura do seminário, os participantes foram brindados com a apresentação de capoeira dos alunos da Escola Municipal Brincando de Aprender. As unidades escolares expuseram diversas atividades e jogos pedagógicos, onde os professores demonstraram a eficácia da prática lúdica e concreta para contribuir na aprendizagem dos estudantes.

Mais sobre o programa

O Programa Mais Alfabetização – PMALFA instituído pela Portaria do Mec nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação Nacional – MEC, visando fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental, considerando o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste primeiro ano de vigência, o programa teve a duração de seis meses. No próximo ano, em 2019, o prazo será ampliado para 8 meses de programa, contribuindo de forma mais incisiva para o processo de alfabetização.