Ação principal acontecerá no dia 29 de agosto, no estacionamento do Paço Municipal, no período das 07h30 às 11h30.

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e grupos de ciclismo realizam no domingo, dia 29 de agosto, o 1º Pedal Legal Paz sobre Rodas. Esta é a primeira vez que este evento é promovido no interior do estado de Mato Grosso do sul.

A campanha Paz Sobre Rodas foi iniciada após um acidente que vitimou a jovem Emanuelle Gorski, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Em sua homenagem foi realizada esta ação educativa, que acabou se tornando permanente na capital. A atividade é organizada por grupos de ciclismo em parceria com a PRF, pautados pela Lei Emanuelle – 5.683/2021 de 10 de março de 2021, que institui o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, uma data dedicada a realização de palestras educativas, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins informativos e quaisquer outras atividades capazes conscientizar e proteger os ciclistas no âmbito do estado.

No município, a iniciativa será desenvolvida através da Fundação Nova-andradinense de Esporte e lazer-FUNAEL e Fundação Nova-andradinense de Cultura-FUNAC, em parceria com os órgãos Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar e Bike Clubes locais.

O evento será alusivo ao dia do ciclista, que é comemorado no dia 19 de agosto. Nesta data será lançado um concurso de fotografias na página da FUNAC, totalmente online e gratuito, e também a abertura das inscrições para a pedalada, que deve ser feita através de link disponibilizado na página da FUNAEL. Neste link, os ciclistas poderão efetivar sua participação no evento e concorrer a brindes.

Mais sobre o Pedal Legal

O Pedal Legal surge em razão do aumento significativo no número de acidentes envolvendo ciclistas, em circulação nas rodovias federais. Tem como foco a abordagem aos ciclistas, por serem os atores mais vulneráveis, bem como aos motoristas, reforçando a importância da empatia, no sentido de que todos devem se colocar no lugar do outro, orientando-os quanto aos riscos inerentes aos deslocamentos realizados por meio deste tipo de transporte e aos comportamentos seguros que devem ser adotados no trânsito.

Diante do resultado positivo, o evento será realizado também nas cidades do interior. Nova Andradina será o primeiro município a replicar a ação educativa a convite dos idealizadores, por seu grande potencial de engajamento.

Os participantes receberão orientações sobre segurança, noções de primeiros socorros para acidentes de bicicleta, orientação sobre uso correto e regularização de transporte de bikes, adesivagem de veículos e outras atividades.

Pedalada, sorteio de brindes e exposição de fotos

O ápice da campanha “Paz sobre Rodas” acontecerá no dia 29 de agosto, no estacionamento do Paço Municipal, no período das 07:30 às 11:30 horas, onde será montada uma grande estrutura com tendas de orientações educativas para a segurança do cliclista no trânsito (DETRAN-MS), noções de primeiros socorros (CBM-MS), cinema rodoviário (PRF), exposição de fotos, bem como sorteios de brindes.

É neste local que os ciclistas da comunidade, integrantes de Bike Clubes e grupos de pedal irão passar após terminar suas trilhas, treinos ou pedais, para receberem orientações para que possam sempre realizar um PEDAL LEGAL e ter PAZ SOBRE RODAS.

Em atenção ao Decreto Municipal de combate e proliferação ao Covid-19, nos locais serão dispostos álcool em gel, sendo obrigatório o uso de máscaras durante a visitação aos atrativos.