Semec realiza lançamento do Projeto Clube de Robótica na próxima terça-feira (21), que atenderá alunos do 8° e 9° anos das unidades de ensino do município

João Cláudio

Numa ação inovadora da Prefeitura de Nova Andradina, crianças de duas escolas municipais passarão a receber noções básicas de robótica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs. Inicialmente, serão atendidos 36 estudantes dos anos finais da REME - Rede Municipal de Ensino, 8º e 9º anos.

A iniciativa faz parte do projeto Clube de Robótica que será lançado oficialmente, na próxima terça-feira, dia 21, às 8 horas, no auditório do Paço Municipal, com a presença de alunos das escolas Profª Efantina de Quadros e Profº João de Lima Paes.

A iniciativa é coordenada Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). O objetivo do governo municipal é levar os estudantes a conhecerem e tomarem gosto por assuntos ligados à tecnologia para que estejam preparados para o futuro.

De acordo com a coordenadora de tecnologias educacionais, Kelle Ester Da Silva Souza, a ideia é fomentar o uso da robótica como uma ferramenta de aprendizado que pode ser utilizada por todas as disciplinas em sala de aula. “Com o uso pedagógico deste recurso e aliando teoria à prática, possibilitamos aos estudantes o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia, responsabilidade, postura empreendedora, entre outras”, disse.

Para implementar este projeto no município, o governo de Nova Andradina investiu na aquisição de 8 kits de robótica educacional. As aulas devem acontecer no Cemid (Centro Municipal de Inclusão Digital) e serão ministradas pelo estagiário da UEMS, Jhonatan de Paula Candão.

“Mecânica, força, movimento e física são alguns dos pontos trabalhados nas aulas de robótica. Com níveis diferenciados de dificuldade, as aulas podem despertar nos alunos o interesse pelas novas tecnologias”, destaca secretário de Educação, Fábio Zanata.

Os interessados em participar do projeto deverão fazer sua inscrição no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, no período de 21 a 24 de agosto, ou até preenchimento das vagas. Documentos necessários para a inscrição: Cópia de certidão de nascimento e declaração de matricula na Rede Municipal de Ensino.

As aulas terão início no dia 10 de setembro.